
Dezanove vítimas de abuso querem indemnização da Igreja Católica
Dados foram revelados pela coordenadora do Grupo VITA. Indemnizações começarão a ser analisadas a 8 de abril em Assembleia Plenária da CEP.
Dados foram revelados pela coordenadora do Grupo VITA. Indemnizações começarão a ser analisadas a 8 de abril em Assembleia Plenária da CEP.
Associação Quebrar o Silêncio defende que chamadas telefónicas para denunciar abusos podiam ser reencaminhadas para linhas telefónicas especializadas em violência sexual. CEP mantém que a resposta é das comissões diocesanas.
"A Comissão Independente concluirá o relatório deste estudo em finais de dezembro, prevendo-se a sua divulgação pública para meados de janeiro de 2023", adianta o comunicado da Conferência Episcopal.
Já neste mês de abril, a comissão independente criada em janeiro para estudar os abusos sexuais na Igreja Católica portuguesa revelou ter recebido 290 testemunhos válidos de vítimas, tendo 16 dos casos sido remetidos ao Ministério Público.
O Santuáriuo de Fátima anuncia que retoma o programa oficial, "com celebrações abertas aos peregrinos, mas mantendo em vigor as regras sanitárias".
José Ornelas Carvalho substitui no cargo o cardeal patriarca de Lisboa, Manuel Clemente.
"Recomendamos algumas medidas de prudência nas celebrações e espaços litúrgicos, como, por exemplo, a comunhão na mão", definiu a Conferência Episcopal Portuguesa.
Assunto vai ser um dos principais temas a ser discutidos na Assembleia Plenária a realizar em Fátima entre 20 e 23 de abril.
Secretário e porta-voz da Conferência Episcopal Portuguesa reconhece que "aqui ou ali" pode não ter existido a "devida investigação".
O secretário e porta-voz da Conferência Episcopal Portuguesa divulgou os dados e reconheceu que "aqui ou ali" pode não ter existido a "devida investigação".
"Estamos empenhados em combater essa praga, esse crime", afirmou o padre Manuel Barbosa aos jornalistas, em Fátima.
Conferência Episcopal contra discussão do tema no 5º ano.
Conferência Episcopal congratula-se a aceleração no processo de acolhimento.
O porta-voz da Conferência Episcopal Portuguesa assumiu esta terça-feira, em Fátima, que "ninguém sai bem na fotografia quando o povo português fica pior"...
A eliminação dos dois feriados religiosos sugeridos à Santa Sé pelas autoridades portuguesas ainda não está decidida, pelo que está "indefinição" poderá levar a que o dia de Corpo de Deus, que este ano se assinala a 7 de Junho, se mantenha como feriado, admitiu esta segunda-feira, em Fátima, o padre Manuel Morujão, secretário da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP).
Os portugueses têm que fazer um esforço social que evite o recurso às greves, sob pena de os contribuintes virem a pagar essa factura, disse este segunda-feira o porta-voz do Conselho Permanente da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP).