
Scholz, Sánchez e António Costa: pesos-pesados do socialismo juntos em Roma
Congresso do Partido Socialista Europeu irá definir um novo rumo para a esquerda europeia. E lançar as eleições para o Parlamento Europeu.
Congresso do Partido Socialista Europeu irá definir um novo rumo para a esquerda europeia. E lançar as eleições para o Parlamento Europeu.
"Os companheiros socialistas portugueses sabem que podem contar com o PSOE e com todos os socialistas europeus para ganhar as próximas eleições", disse o primeiro-ministro espanhol.
Costa teve uma reunião em Berlim com Olaf Scholz e Pedro Sánchez focada no plano "MidCat", projeto para ligar e fazer transporte de gás da Península Ibérica ao norte da Europa.
O secretário-geral do PS realçou que é necessário "aprender das crises anteriores", dando alguns exemplos com os quais é possível aprender.
Em entrevista a um jornal alemão, Mário Centeno diz que Portugal "mudou muito" com a crise do euro, assinalando que a aprendizagem foi feita da "forma mais difícil".
O candidato dos socialistas europeus à presidência da Comissão Europeia considera que as próximas eleições para o Parlamento Europeu "são sobre a alma da Europa". Timmermans pega na proposta de Sánchez e promete um "novo contrato social" para a Europa.
A defesa de uma integração europeia com base nos valores da democracia, da tolerância, do modelo social europeu e do comércio livre regulado foi o ponto essencial do discurso no encerramento do Congresso do Partido Socialista Europeu.
O primeiro-ministro português identifica a globalização como o factor que mais "assusta" os cidadãos europeus e garante que a resposta só pode passar pela acção conjunta ao nível europeu.
A eurodeputada socialista disse o nome da jornalista que investigava caso de corrupção que envolvia o governo e que foi assinada em Malta. Ana Gomes interrompeu o discurso de Joseph Muscat.
Eurodeputada socialista interrompeu Joseph Muscat, no Congresso dos socialistas europeus. E gritou nome da jornalista assassinada em Malta enquanto investigava caso de corrupção que envolvia o governo de Muscat.
Citando Pessoa e inspirando-se no exemplo de António Costa, o primeiro-ministro espanhol defendeu que o que mais importa não é a forma como se chega ao poder mas aquilo que se faz quando este é conquistado. Pedro Sánchez propõe um "novo contrato social" para a UE.
O ministro português das Finanças e líder do Eurogrupo realçou a importância do acordo alcançado ao nível técnico para a reforma do bloco do euro, contudo admite que para garantir a "prosperidade" para todos é ainda preciso um orçamento comum e um fundo de garantia de depósitos.
Ministro do Trabalho foi inquirido sobre as causas das várias greves em Portugal e aludiu ao rigor para tornar sustentáveis os progressos alcançados.
O evento que começa esta quinta-feira e prolonga-se até sábado poderá levar a constrangimentos na actividade da universidade.
António Costa e Fernando Medina discursam no Congresso do Partido Socialista Europeu, que se realiza sexta-feira e sábado, em Lisboa.
O primeiro-ministro espera que o acordo entre a União Europeia e o Reino Unido seja aprovado tanto no Conselho Europeu do próximo domingo, como naquele país.