
Odemira: Um ano depois, nada mudou
Passado um ano da “cerca sanitária” no concelho alentejano, nem uma única habitação foi construída para os trabalhadores migrantes. E quase não há casas para turismo.
Passado um ano da “cerca sanitária” no concelho alentejano, nem uma única habitação foi construída para os trabalhadores migrantes. E quase não há casas para turismo.
Cordão anti-Chega, como à AfD alemã? Cautela: um alemão “ficaria arrepiado” ao ver o caso como bom exemplo. Mas a inação do Ministério Público causa “perplexidade” e os partidos fariam melhor em chamar a procuradora em vez de bradar “racista”.
Ferro Rodrigues saltou a cerca sanitária de Lisboa para ir apanhar sol para o Algarve. Será verdade? Bom, a ser verdade, só teria de pedir desculpas, fazer uma vénia e retirar-se para uma reforma que tarda. Porque o argumento de que já está vacinado não colhe quando é de exemplo que falamos
Marcelo Rebelo de Sousa revelou que tinha sido informado pelo primeiro-ministro do fim das restrições naquele concelho do litoral alentejano.
"Fui informado, pelo primeiro ministro, de que seria levantada a cerca sanitária", revelou o Presidente da República.
O presidente da Câmara de Odemira, José Alberto Guerreiro, revelou que vai exigir ao Governo o fim "imediato" da cerca sanitária.
"Foi rejeitada a entrada a 155 trabalhadores por não apresentarem teste" ao novo coronavírus SARS-CoV-2, informaram os militares.
Odemira pede o fim da cerca sanitária decretada para São Teotónio e Almograve e pede ainda "medidas imediatas de combate à sobrelotação e insalubridade de habitações" de trabalhadores imigrantes, "com a responsabilização dos empregadores".
Ao longo das últimas horas, a Lusa constatou a existência de uma extensa fila de trabalhadores imigrantes junto à extensão de saúde de Vila Nova de Milfontes para efetuarem o teste à covid-19.
Cabeceiras de Basto passa para a 3.ª fase de desconfinamento, enquanto Portimão, Aljezur, Valongo e Miranda do Douro avançam. Governo diz que estratégia local "foi um sucesso".
José Alberto Guerreiro indicou que o número de casos ativos no concelho desceu para cerca de metade em relação ao momento em que foi decidida a cerca.
Duas freguesias do concelho de Odemira (São Teotónio e Longueira/ Almograve) estão em cerca sanitária por causa da elevada incidência de covid-19 entre os imigrantes que trabalham na agricultura e que vivem em condições precárias.
O Ministro da Administração Interna presidiu a uma reunião da equipa criada para operacionalizar ações de controlo da pandemia na cerca sanitária das freguesias de São Teotónio e Longueira-Almograve.
Nas freguesias de São Teotónio e Longueira, existem 275 empresas que se encontram impedidas de laborar, pois muitos dos seus colaboradores vivem fora da área circunscrita à cerca sanitária.
Cada unidade pode ter até cinco pessoas. Governo decidiu decretar uma cerca sanitária às freguesias de São Teotónio e de Almograve, em Odemira.
Saiba em que concelhos se aplica a quarta fase de desconfinamento e quais se mantêm ou recuam. Costa anunciou cerca sanitária em duas freguesias de Odemira.