Sábado – Pense por si

Ricardo Santos

David Lodge (1935-2025)

Mestre do romance satírico, morreu a menos de um mês de completar 90 anos. O escritor e académico inglês distinguiu-se pelo inteligente sentido de humor e declarava-se católico agnóstico

Vanda Marques

Portugal no mundo

Ter um lugar de destaque no mundo católico era essencial. D. João V conseguiu o patriarcado. Quinze coches de talha dourada foram cruciais.

Carlos Torres

Luis de la Fuente: o romântico que gosta de karaoke

Filho de um marinheiro de Bilbau, começou cedo a jogar futebol. Discreto, católico, obsessivo e minucioso no treino, o seu passatempo preferido é cantar, em especial baladas de Julio Iglesias. Há 11 anos ligado às seleções espanholas, obteve agora o maior êxito.

Ana Taborda

O pintor Moita Macedo, visto pelo filho Paulo

Começou por pintar na sala da sua casa, em Queluz, mas também nos escritórios da Siderurgia Nacional, onde conheceu António Champalimaud. Católico e comunista, dizia poemas de improviso, desenhava obsessivamente, conviveu com Almada Negreiros e Júlio Pomar.

02_FEV_rita_matias_1080_1024.mp4

Rita Matias, o trunfo de Ventura para ganhar votos

Antes de se juntar ao Chega defendeu a causa palestiniana, foi ativista pró-vida e fez parte de um movimento ultraconservador católico. Agora, Rita Matias lidera o plano para tornar André Ventura uma estrela entre os jovens e até foi a Espanha aprender com a extrema-direita a criar conteúdos virais.

Liliana Garcia

Casamentos que nunca existiram

Quase dois mil casais pediram, em Portugal, na última década, a nulidade do sacramento. De marido e mulher passaram a solteiros de novo, livres para voltar a celebrar um enlace religioso. Fomos conhecer três histórias de pessoas que decidiram passar uma borracha no casamento católico.

Alexandre R. Malhado

Risco de imigração ilegal na JMJ

Embaixadas da Índia e do Paquistão estão sem mãos a medir para os pedidos de visto no âmbito do evento católico. As autoridades admitem que o esquema está identificado.

Ventos de Oeste

Por uma União Europeia Federal (29)

Confesso que não é fácil  oferecer a outra face a quem nos agride e amar aqueles que nos insultam e escarnecem - e, no final, até matam, usando para tanto um meio tão horrivelmente doloroso como é a crucificação. Eu não o consigo fazer e essa foi uma das razões pelas quais deixei de ser católico.

A Newsletter A SÁBADO É TODOS OS DIAS no seu e-mail
NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES O resumo das notícias escritas pela redação da SÁBADO. (Enviada de segunda a sexta)