Sábado – Pense por si

Bruno Faria Lopes

Consultores: como funciona a prateleira dourada do Banco de Portugal

A posição, que não tem regras públicas, só é para diretores e administradores que são quadros da casa - serve para proteger o estatuto interno e o salário quando saem do cargo ou regressam ao banco. O trabalho que fazem os atuais seis consultores? Depende da administração.

Ana Taborda

O poder e a fortuna dos Duques de Palmela

Perseguidos pelo Marquês de Pombal, chegaram a ser a família mais rica do País – com um casamento que envolveu acusações de rapto e tentativas de suborno. Um dos descendentes do I duque levou a Rainha Isabel II a conhecer a Arrábida. Outros cruzaram os seus nomes com Espírito Santo, Soares Franco e Van Zellers.

Carlos Torres

Patrícia Sampaio: "Para não excederem o peso, há judocas que cortam o cabelo ou pesam-se todas nuas"

A judoca portuguesa, 9ª classificada em Tóquio 2020 e atual 10ª do ranking mundial, acredita que é possível ganhar uma medalha nos Jogos Olímpicos de Paris, que se realizam entre 26 de julho e 11 de agosto. Em entrevista, conta como começou na modalidade, fala dos treinos, dos maiores êxitos, das mais de 100 técnicas de combate que desenvolveu e da luta contra a balança, "o primeiro adversário" dos judocas.

Carlos Torres

Taça de Portugal: esta final não é para goleadores

No 15º jogo a valer um troféu entre FC Porto e Sporting, será que Gyökeres, Pote, Taremi ou Evanilson vão ser decisivos no Jamor, ou a Taça de Portugal vai voltar a ser palco dos heróis improváveis, como Tiuí ou Rui Jorge?

Carlos Torres

Um troféu e uma final: Os maiores sucessos do Sporting na Europa

A perna partida antes da final, o poste que “não se mexeu para a bola entrar”, as pessoas carrancudas na Roménia, o herói de Alkmaar, os 10 minutos com o ombro deslocado em Manchester. Antes da eliminatória com a Juventus, que pode valer a sexta meia-final europeia, cinco ex-jogadores falam das épocas de êxito dos leões na UEFA.

Ana Bela Ferreira

"Na Sombra" ou o ajuste de contas de Harry com William

A autobiografia do príncipe Harry é lançada esta terça-feira em 16 línguas e uma das relações mais tensas ao longo do livro envolve os dois irmãos - o herdeiro e o suplente. O duque de Sussex conta na primeira pessoa as suas experiências desde a morte da mãe até ao afastamento da família real, em 2020.

A Newsletter O Melhor do Mês Registados no seu e-mail
Para que não lhe escape nada, todos os meses o Diretor da SÁBADO faz um resumo sobre o que de melhor aconteceu no mês anterior. Enviada mensalmente