
Anacom reitera que Portugal não pode correr risco de ter parte do País sem comunicações
Presidente da Autoridade Nacional de Comunicações insistiu na urgência da substituição dos cabos submarinos que ligam continente, Açores e Madeira.
Presidente da Autoridade Nacional de Comunicações insistiu na urgência da substituição dos cabos submarinos que ligam continente, Açores e Madeira.
O negócio, avaliado em 255 milhões de euros, já tinha sido validado pela Entidade Reguladora para a Comunicação Social e pela Autoridade Nacional de Comunicações.
A Anacom – Autoridade Nacional de Comunicações aprovou, com caráter não vinculativo, a operação de concentração Cofina/Media Capital, por esta não suscitar "questões concorrenciais relevantes nos mercados de comunicações eletrónicas".
A Autoridade Nacional de Comunicações (Anacom) defendeu esta terça-feira a existência de acessos à rede postal por outros operadores que não a empresa Correios de Portugal (CTT), considerando que um aumento da concorrência iria melhorar o serviço prestado.
O presidente da Autoridade Nacional de Comunicações (Anacom), João Cadete Matos, defendeu esta quinta-feira que os operadores deveriam realizar acordos sobre o roaming nacional, seguindo o exemplo de 14 países da Europa que já o fazem.
O regulador das telecomunicações determinou regras que os operadores terão de cumprir quando respondem a reclamações apresentadas por clientes.
Autoridade Nacional de Comunicações aprovou alterações que permite mudar de operador, mas manter o número.
O total de números portados no serviço telefónico fixo (STF) caiu em Março para 1,89 milhões, o que é explicado pelo regresso dos clientes ao operador de origem.
Autoridade Nacional de Comunicações aplicou coimas no valor de 1,7 milhões de euros no ano passado.
A Autoridade Nacional de Comunicações (Anacom) constatou que o tratamento que os operadores dão às reclamações dos clientes não é o adequado e quer avançar com medidas que visam reforçar a protecção dos consumidores.
Liderou a Autoridade Nacional de Comunicações (Anacom) entre 2012 e 2017.
O Bloco de Esquerda (BE) apresentou o projecto de lei para recuperar o domínio público e gestão da rede da televisão digital terrestre (TDT) e da prestação universal de telecomunicações, desencadeando um processo que considera "longo".
O tráfego de internet em Portugal não tem parado de subir e atingiu valores históricos no terceiro trimestre deste ano. A Meo mantém-se o principal operador de banda larga fixa e móvel, mas a Nos está a aproximar-se em ambos.
A Autoridade Nacional de Comunicações alega que "a inexpressiva procura" não justifica a sua manutenção.
Por não ter cumprido um dos 11 indicadores de qualidade do serviço em 2016, os CTT estão a ser obrigados pela Anacom a reduzir os preços até ao final do ano. Os CTT ainda podem responder à decisão.
É preciso recuar ao início de 2014 para encontrar um mês em que o crescimento do preço das telecomunicações em Portugal tenha sido inferior ao da inflação, segundo dados da Anacom.