
Época balnear não se pode restringir só ao verão, defendem nadadores-salvadores
Estão desaparecidas três pessoas em contexto balnear. Autoridade Marítima Nacional realizou 249 salvamentos nos últimos três dias.
Estão desaparecidas três pessoas em contexto balnear. Autoridade Marítima Nacional realizou 249 salvamentos nos últimos três dias.
A época balnear arrancou em diferentes datas no país, tendo as primeiras aberturas de praias ocorrido no início do mês de junho.
Federação Portuguesa de Nadadores-Salvadores divulgou alguns dos procedimentos que os vigilantes devem adotar na época balnear face à pandemia.
"Há uma semana, tínhamos 44 mortes por afogamento, enquanto em 2019 tínhamos apenas 28", alerta federação.
Na próxima reunião da comissão técnica de acompanhamento das águas balneares prevê-se a conclusão do manual de procedimentos sobre o acesso às praias na época balnear deste ano, no contexto da pandemia.
Concessionários que estão abertos durante todo o ano tiveram de recorrer ao ‘lay-off’ e alguns estão com "problemas gravíssimos" em preparar o próximo verão.
Estatística aponta 122 mortos em 2017. Subida é de 84,7% face aos 68 óbitos de 2009.
Federação de Nadadores-Salvadores acredita que números podem ser alterados através de uma política de incentivos.
Marco Galamba espera que se possam definir estratégias de atuação.
O Observatório do Afogamento já registou 112 mortes desde o início do ano, quando iniciou a contabilização de vítimas mortais em meios aquáticos.
Sociedade