
HKU5-CoV-2. Foi descoberto um novo coronavírus - e as bolsas sentiram
Investigação assinala que o risco de emergência em populações humanas não deve ser exagerado.
Investigação assinala que o risco de emergência em populações humanas não deve ser exagerado.
Astrócitos são uma espécie de sistema imunitário do cérebro e fornecem nutrientes e mecanismos de sinalização para os neurónios funcionarem normalmente. Mas também o caminho do SARS-CoV-2 para o cérebro em algumas formas da doença da covid-19.
Produzido pela Pantest, em Oliveira de Frades, o teste de anticorpos neutralizantes permite perceber se foram desenvolvidos anticorpos que impedem a entrada do vírus no organismo humano. Este é um processo importante para avaliar a imunidade adquirida por quem já foi vacinado.
Cerca de 1% a 4% dos europeus e asiáticos apresentam este gene do hominídeo, que representa uma segunda porta de entrada ao novo coronavírus no corpo humano.
"O facto de estes medicamentos inibirem realmente o vírus em laboratório não significa necessariamente que o inibam ativamente em pessoas, mas podem fazê-lo", disse Ostrov, sublinhando que não foi estabelecida uma "relação de causa e efeito formal", o que explica a necessidade de investigações adicionais.
Não tem qualquer registo de infetados, mas a Coreia do Norte avançou que já foram conduzidos ensaios clínicos em animais para uma futura vacina para a Covid-19 e que a próxima fase passará por testes em humanos, que já terá começado em julho.
Grupo internacional de 17 especialistas escreveu carta a alertar que não só a diabetes aumenta o risco de morte em infetados pela covid-19, como o novo coronavírus pode originar diabetes em infetados.
O grupo sanguíneo pode influenciar a forma como o coronavírus afecta cada infetado. Pessoas do grupo sanguíneo A têm 50% de maior probabilidade de precisarem de oxigénio ou ventiladores.
A transmissão da Covid-19 está dependente de ajuntamentos de pessoas e estudo indica que cerca de 10% dos casos levaram a 80% da propagação da doença.
Tosse, febre ou dificuldade respiratória são sintomas comuns da Covid-19 em adultos. Mas estudo aponta que os primeiros sintomas do novo coronavírus em crianças podem aparecer através de problemas gastrointestinais.
Estudo publicado no European Heart Journal também concluiu que a concentração de uma enzima, importante na infeção, difere entre sexos.
O novo coronavírus está a mudar em todo o mundo, Portugal incluído. E a mudança de material genético não é necessariamente má.
Negrito tinha quatro anos e era animal de estimação de uma família em que vários membros tinham Covid-19. Este é apenas o sexto caso conhecido de gatos com o novo coronavírus em todo o mundo.
São mais de cem projetos, dez deles já em ensaios clínicos. Investigadores estão a utilizar oito abordagens, algumas nunca antes utilizadas na construção de uma vacina. Resta saber qual delas funcionará.
Descoberta explica sintomas como a diarreia em pacientes da Covid-19 e coloca a possibilidade de uma transmissão fecal-oral, o que aumenta o risco de transmissão em espaços públicos ou com pouco cuidados sanitários.
Governo indiano alerta que as diferenças entre a mutação observada e o vírus original não são suficientemente grandes para causar alarme, mas pode obrigar cientistas a repensar a vacina para combater a Covid-19.