A importância dos ex-políticos para as empresas
Paulo Portas foi para a Mota-Engil. Não é caso único. Porque gostam as empresas de recrutar na política?
A importância dos ex-políticos para as empresas
Paulo Portas foi para a Mota-Engil. Não é caso único. Porque gostam as empresas de recrutar na política?
  • Partilhe
A importância dos ex-políticos para as empresas
As contratações de Paulo Portas pela Mota-Engil e de Maria Luís Albuquerque pela Arrow Global são os casos mais recentes (e controversos) de um fenómeno sistemático: o recrutamento de políticos por grandes empresas. Mas em que é que se baseia essa atracção? Que mais-valias profissionais é que os políticos levam para as empresas?

"As empresas procuram determinadas características de liderança, credibilidade e capacidade de gestão que os políticos demonstram, ou não, enquanto desempenham os cargos. A superação de obstáculos, o processo de negociação, o trabalho em equipa", diz Fernando Neves de Almeida, sócio da Boyden, firma especializada no recrutamento de executivos.

Por outro lado, "a rede de contactos, em Portugal e no estrangeiro", também é um elemento valorizado na contratação de ex-governantes. "Ter acesso a outros governos e grupos económicos internacionais é muito importante" para as empresas, daí a procura por políticos com experiência acumulada a esse nível, salienta Neves de Almeida. É uma tendência alinhada com a nova estratégia de internacionalização das empresas.

Junte-se aos nossos fãs.
SÁBADO, pense por si

Comentários
Nome *
Email *
Localidade *
Anónimo
O seu comentário *
Está a submeter o seu comentário a esta notícia através do IP . Como não tem o login efectuado, o seu comentário está limitado a 300 caracteres e será alvo de moderação, pelo que não será publicado de imediato. Se comentar depois de efectuar login, beneficia de um conjunto de funcionalidades exclusivas para leitores registados.
Inicie sessão ou registe-se gratuitamente.

Enviar o artigo: A importância dos ex-políticos para as empresas
Comentários

nas redes
Segue Sábado.pt
Revista SÁBADO
Assine a revista SÁBADO
SÁBADO versão Epaper
A minha conta SÁBADO
Edição n.º 664
19 a 25 de Janeiro
Copyright ©
Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução, na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media, uma empresa Grupo Cofina Media SGPS, S.A..
nas redes
amigos
120447 amigos
Dispositivos
Obrigado por ler a SÁBADO
;)
     
     
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login
Caso não esteja registado no site do Record, efectue o seu registo gratuito.