Itália em risco de novas eleições
Mundo
0
Itália em risco de novas eleições
Mundo
  • Partilhe
0
Itália em risco de novas eleições
A Itália, que vive um impasse político por não ter uma maioria parlamentar que lhe permita formar governo, poderá ir outra vez a votos. A possibilidade ganha força depois de Pier Luigi Bersani, líder da coligação de centro-esquerda, ter feito um ultimato ao responsável do Movimento 5 Estrelas, o ex-comediante Beppe Grillo, desafiando-o a viabilizar um novo governo ou voltar às urnas.

Na sequência do impasse criado pelos resultados das legislativas dos passados dias 24 e 25, uma aliança entre rivais pode ser a solução. Bersani, o líder mais votado, está contra um novo governo tecnocrata como o anterior, liderado por Mario Monti, opondo-se igualmente a uma coligação que inclua o centro-direita de Silvio Berlusconi, duas das opções que têm sido equacionadas. Deste modo, haverá apenas uma possibilidade de evitar novas eleições: o apoio de Grillo ao centro-esquerda, que venceu a votação para a câmara baixa, mas não dispõe de apoio suficiente no Senado.

"Agora, [Grillo] terá de dizer o que pretende. Caso contrário, vamos todos para casa, incluindo ele", afirmou Bersani numa entrevista televisiva.

A verdade é que o país está dividido entre os que querem Grillo (33%) ou Berlusconi (34%) numa coligação com Bersani. Curioso que, como demonstra a sondagem divulgada pelo ‘Corriere della Sera’, 70% dos eleitores do partido de Grillo (antigoverno) defendem a sua integração num executivo de centro esquerda.
Partilha o artigo
Enviar o artigo: Itália em risco de novas eleições
Comentários

Comentários
Nome *
Email *
Localidade *
Anónimo
O seu comentário *
Está a submeter o seu comentário a esta notícia através do IP . Como não tem o login efectuado, o seu comentário está limitado a 300 caracteres e será alvo de moderação, pelo que não será publicado de imediato. Se comentar depois de efectuar login, beneficia de um conjunto de funcionalidades exclusivas para leitores registados.
Inicie sessão ou registe-se gratuitamente.

nas redes
Segue Sábado.pt
Revista SÁBADO
Assine a revista SÁBADO
SÁBADO versão Epaper
A minha conta SÁBADO
Edição n.º 587
30 de Julho a 5 de Agosto
Copyright ©
Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução, na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media, uma empresa Grupo Cofina Media SGPS, S.A..
nas redes
amigos
69434 amigos
Dispositivos
Obrigado por ler a SÁBADO
;)
     
     
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login
Caso não esteja registado no site do Record, efectue o seu registo gratuito.