Para poder adicionar esta notícia deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da SÁBADO, efectue o seu registo gratuito.
MP investiga contratos de contentores no Hospital de São João
Conclusão da estação de metro de Arroios atrasada
Eurico Reis demite-se do Conselho de Procriação Medicamente Assistida
Governo diz que redução do défice é garantia de estabilidade
Canceladas ligações entre várias ilhas e com o exterior do arquipélago devido ao furacão de categoria 3.
O mau tempo que se regista nos Açores já afectou 844 passageiros da companhia aérea açoriana SATA que cancelou ligações entre várias ilhas e com o exterior do arquipélago, disse o porta-voz da transportadora.
António Portugal adiantou à agência Lusa que foram canceladas ligações da SATA Air Açores entre as ilhas de São Miguel, Terceira, Faial, São Jorge, Flores e Santa Maria. Além daqueles voos foi ainda cancelada esta noite a ligação Lisboa/Ponta Delgada/Lisboa da Azores Airlines.
Já de manhã um outro voo da Azores Airlines proveniente de Lisboa com destino ao Pico divergiu para a ilha do Faial, devido às condições meteorológicas. Também um voo da TAP, entre Lisboa e Ponta Delgada, que deveria chegar à ilha de São Miguel, pelas 23h20 foi cancelado segundo informação disponível na página da ANA na Internet.
O presidente do Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores, Carlos Neves, adiantou à Lusa que no caso do grupo Central (Terceira, Graciosa, São Jorge, Pico e Faial) há apenas a registar cinco ocorrências relacionadas com pequenas derrocadas e uma infiltração numa moradia, "situações rapidamente resolvidas".
Em São Miguel, grupo oriental, foram registadas até ao momento três ocorrências, nomeadamente duas pequenas inundações e a queda de uma árvore, situações também já intervencionadas. O responsável sublinhou que a Proteção Civil irá continuar a acompanhar a situação.
De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê-se que nas próximas horas o estado do tempo, em particular no grupo oriental, ilhas de Santa Maria e de São Miguel, continue a ser condicionado pela interacção da superfície frontal fria com o furacão Ophelia.
Estas duas ilhas estão sob aviso vermelho para precipitação forte até às 24h00 de hoje, passando depois a amarelo até às 06h00 de domingo. Mantêm-se, ainda, sob aviso laranja para vento (até às 06h00 de domingo) e amarelo para agitação marítima no mesmo período.
De acordo com o IPMA, prevê-se vento médio superior a 65 quilómetros horários e rajadas de vento que poderão ultrapassar os 100 quilómetros horários, em especial na ilha de Santa Maria.
O aviso laranja para vento passa a amarelo às 06h00 de domingo, continuando até às 12h00.
No grupo central, ilhas do Faial, Pico, Graciosa, Terceira e São Jorge, está agora em vigor um aviso amarelo até às 24h00 de precipitação pontualmente forte.
É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media - Grupo Cofina. Consulte as condições legais de utilização.