Ingleses localizam seis jazidas de petróleo em Portugal...
...mas não dizem onde. Estimam mil milhões de barris. Reuniram-se com Passos Coelho. SÁBADO teve acesso à proposta para ministro da Energia
Ingleses localizam seis jazidas de petróleo em Portugal...
...mas não dizem onde. Estimam mil milhões de barris. Reuniram-se com Passos Coelho. SÁBADO teve acesso à proposta para ministro da Energia
  • Partilhe
Ingleses localizam seis jazidas de petróleo em Portugal...

Uma empresa britânica chamada IONIQ Resources garante ter localizado seis jazidas de petróleo em Portugal continental, uma delas off-shore (no mar) através de uma tecnologia inovadora para detectar recursos naturais, descrita à SÁBADO como ressonância electromagnética remota, através de dados recolhidos por satélite. A companhia calcula que estas reservas devem ter uma dimensão, no mínimo, de mil milhões de barris de petróleo, mais 30 por cento de gás natural. Os britânicos e os seus parceiros portugueses reuniram-se há um ano com Pedro Passos Coelho e depois com o ministro do Ambiente. A SÁBADO teve acesso a uma carta da IONIQ com data de 14 de Outubro de 2014 para Jorge Moreira da Silva, o ministro do Ambiente e da Energia, com uma proposta para a identificação e extracção destes recursos.

O valor das reservas estimado pela IONIQ equivale a mais de 43 mil milhões de euros brutos, ao preço actual do crude (o mais baixo desde 2009), que corresponderia a 25 por cento do Produto Interno Bruto (PIB) português. O petróleo estaria a uma profundidade que vai dos dois mil aos três mil metros, o que facilitaria a sua exploração. "Estas estruturas podem ser uma grande fonte de riqueza nacional e podem transformar Portugal de um país importador de energia a exportador", diz o documento.

Junte-se aos nossos fãs.
SÁBADO, pense por si

Comentários
Nome *
Email *
Localidade *
Anónimo
O seu comentário *
Está a submeter o seu comentário a esta notícia através do IP . Como não tem o login efectuado, o seu comentário está limitado a 300 caracteres e será alvo de moderação, pelo que não será publicado de imediato. Se comentar depois de efectuar login, beneficia de um conjunto de funcionalidades exclusivas para leitores registados.
Inicie sessão ou registe-se gratuitamente.

Enviar o artigo: Ingleses localizam seis jazidas de petróleo em Portugal...
Comentários

nas redes
Segue Sábado.pt
Revista SÁBADO
Assine a revista SÁBADO
SÁBADO versão Epaper
A minha conta SÁBADO
Edição n.º 648
29 de Setembro a 5 de Outubro
Copyright ©
Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução, na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media, uma empresa Grupo Cofina Media SGPS, S.A..
nas redes
amigos
101622 amigos
Dispositivos
Obrigado por ler a SÁBADO
;)
     
     
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login
Caso não esteja registado no site do Record, efectue o seu registo gratuito.