0
O protocolo numa entrevista profissional
  • Partilhe
Agosto 29, 2010
Num período tão complexo como o que se atravessa é preciso estar-se preparado para alcançar sucesso numa entrevista. A finalidade deste encontro é conseguir “o lugar” a que se aspira e se acredita ser “à nossa medida”. É preciso definir estratégias, aperfeiçoar comportamentos e preparar-se para dar respostas apropriadas.
Por outro lado, não é permitido descuidar a imagem pessoal e o entrevistador irá estar atento aos mais ínfimos detalhes. A imagem é um conceito bastante abragente.
Além de manter a tal energia positiva, não chegue atrasado ou em cima da hora – aumenta drasticamente o nível de “stress” e passa uma ideia de “escasso interesse”. Em seguida, desligue o telemóvel, espere em silêncio, sorria e observe o ambiente.
E, não menos importante, crie uma boa primeira impressão. Estou convicta que este aspecto é um facilitador em todo o processo. Se não conquistar o entrevistador, como conseguirá conquistar a posição?
No momento da entrevista dê atenção a todos os pormenores: trate o entrevistador pelo título académico (salvo indicação explícita em contrário), aguarde que lhe indiquem o lugar onde se sentar, escute atentamente cada pergunta e organize a resposta, não fale negativamente sobre nenhum tema, muito menos sobre a empresa ou a chefia. Por muita curiosidade que tenha, num primeiro contacto, evite a questão do salário.
Um outro aspecto a cuidar é a forma como apresenta o Curriculum e argumenta sobre a experiência profissional. Evite mentir seja sobre que aspecto for. O entrevistador tem, como todos nós, à distância de um “click” acesso à internet e a possibilidade de validar informação. Pior ainda é quando se mente e se diz ser amigo de A, ter frequentado o curso N, ter trabalhado com Y e ter sido responsável pelo projecto X. Ser apanhado numa mentira é mais penoso do que confessar, de forma airosa, que ainda não teve oportunidade de desenvolver “aquele projecto”. É determinante revelar uma atitude optimista, mas não tola.
Em questões de imagem pessoal acautele o elementar: hálito fresco, odor agradável e perfume suave, cabelo limpo e penteado. É sempre mais seguro e acertado – obviamente isto depende do tipo de lugar a que se está a concorrer – optar por um estilo mais conservador, o que para Senhores se traduz num fato escuro, de corte clássico e para Senhoras se opta por traje equivalente ou por um vestido, por exemplo. No que respeita às cores é preferível não dar largas à imaginação. Uma cor mal escolhida pode deitar tudo a perder. Prefira as cores neutras e evite combinar a cor da gravata com o logotipo da empresa!
No final, agradeça a entrevista bem como a oportunidade e despeça-se com serenidade e cortesia.
Susana de Salazar Casanova
http://protocolopt.blogspot.com
Partilha o artigo
Enviar o artigo: O protocolo numa entrevista profissional
Comentários

Comentários
Nome *
Email *
Localidade *
Anónimo
O seu comentário *
Está a submeter o seu comentário a esta notícia através do IP . Como não tem o login efectuado, o seu comentário está limitado a 300 caracteres e será alvo de moderação, pelo que não será publicado de imediato. Se comentar depois de efectuar login, beneficia de um conjunto de funcionalidades exclusivas para leitores registados.
Inicie sessão ou registe-se gratuitamente.

nas redes
Segue Sábado.pt
Revista SÁBADO
Assine a revista SÁBADO
SÁBADO versão Epaper
A minha conta SÁBADO
Edição nº 577
21 a 27 de Maio de 2015
Copyright ©
Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução, na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da PRESSELIVRE - Imprensa Livre, S.A., uma empresa Grupo Cofina Media SGPS, S.A..
Obrigado por ler a SÁBADO
;)
     
     
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login
Caso não esteja registado no site do Record, efectue o seu registo gratuito.