"No dia 25 de abril abriu-se uma importante porta. No entanto, o que fica por fazer não pode ser responsabilidade exclusiva de quem trocou balas por cravos. É responsabilidade de todos. E há muito por fazer."
"Voltaremos à segunda parte da Casa de Papel, nessa ambiguidade de quem sofre pelos bons e pelos maus, ou não admite que só sofre pelos maus, como quem torce pelas suas forças e fraquezas, como quem reza para que o purgatório seja promovido a secção do céu."
"Que a verdade dela seja a de, ainda que gira miúda, nunca ser uma miúda gira, mas a mulher que é capaz disto ou daquilo, que nos faz pensar nisto ou naquilo, que nos inquieta desta ou daquela maneira. Só essa será a verdade toda."
"É muito deprimente este imaginário do «ela-vai-reparar-em-mim-porque-não-lhe-resta-mais-nada». Mas, para quem sonha nada mais interessa. Caímos muitas vezes nessa tentação: no trabalho, nos projetos de vida, na política, no amor. "
Há três factores que tornam muito importante essa desconhecida: a primeira memória de um amor, o fascínio constante por cabeças que desafiam, mas, sobretudo, a ideia marcante de que nem no amor nem na guerra pode valer tudo.
Cheguei de manhã na excitação logística que sempre me invade. Aconteça o que me acontecer, há um antes e um depois daquele dia. Da excitação da espera, à frustração do não-vai-poder-entrar-vamos-precisar-de-usar-ventosas-mas-está-tudo-bem, à alegria de ver aquele frágil e ainda incaracterístico ser onde só as mulheres descortinam logo parecenças, à inquietude do "e agora?"
"Só nos funerais tomamos consciência de que há certos exageros que não têm em conta que andamos cá pouco tempo, que o "até breve" e o "temos de nos encontrar" estão cheios de boa vontade, mas podem perder-se na lufa-lufa."
"Estes contadores de histórias levam às crianças a simplicidade da dor e da esperança, da mesma forma que procuramos trazê-la na literatura mais sofisticada para adultos."
Estou numa pressa que não me aguento. Tudo o que eu não queria era escrever mais qualquer coisa, envolver-me em qualquer outro projeto, dedicar-me ao que quer que seja
"Se alguns nascem ensinados, outros aprendem a custo a dar valor a cada dia de insignificância imemorável, percebendo que será um de tão poucos desse saldo final que tenderá a saber a pouco"