
Para poder adicionar esta notícia deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da SÁBADO, efectue o seu registo gratuito.
Mesmo sem sabor nem olfacto, depois de consumir um chocolate, mesmo pequeno, a jornalista da SÁBADO queria logo outro. É assim que funciona este veneno silencioso
Muito constipada nesta última semana, a jornalista Sara Capelo resolveu testar nela própria aquilo que Albino Oliveira -Maia, investigador da Fundação Champalimaud, descobriu em ratinhos quando preparava o seu doutoramento em Duke. O cientista comprovou que até em bichos geneticamente modificados para não sentirem o sabor doce, todo o circuito de recompensa era activado, libertando dopamina – e, assim, dando prazer –, quando lhes era dado a ingerir açúcar com valor calórico. Ou seja, a descoberta é que o estímulo do açúcar, ao contrário da ideia generalizada, não acontece ao nível de palato. Ora, sem sabor nem olfacto há bastantes dias, a jornalista constatou que depois de consumir um chocolate, mesmo pequeno, tinha logo vontade de ingerir outro. Perceba de que maneira funciona no nosso corpo este inimigo invisível, e já agora planeie um 2018 a ver-se livre dele.
Influenciar dá trabalho
Numa demonstração de disponibilidade total mesmo numa altura de agenda difícil, a ponte da passagem de ano, as autoras do blogue A Mãe É Que Sabe, Joana Gama e Joana Paixão Brás, acederam numa questão de horas ao convite para uma sessão fotográfica para a SÁBADO. Ainda por cima fizeram-se acompanhar de uma quantidade de tralha em sacos recicláveis (falamos de fraldas, mudas de roupa, laptops e bonecos de peluche). Quando não estavam a posar, eram elas que se agarravam ao telemóvel e faziam fotos de bastidores da sessão, para promoverem o seu blogue. No Algarve, Janine Medeira, do blogue Poupadinhos e Com Vales, também se dispôs imediatamente a posar perto de montras da sua zona. Demonstrações de como o trabalho de influenciar realmente as redes sociais, para ser eficaz, exige uma dedicação plena.
Um 2018 em grande forma
Sabendo que Janeiro é, por tradição, um dos meses de maior afluência aos ginásios (será das resoluções de ano novo), a equipa do GPS foi ver quais são as novidades. Na verdade, fez mais do que ir espreitar, experimentou mesmo. Inês Mendes Oliveira, por exemplo, foi ver o que era o crossfight sem fazer a mais pequena ideia daquilo que a esperava e, logo no balneário, começou a suspeitar de que o nível de exigência dos exercícios podia ser elevado – até ouviu uma história que envolvia corridas na rua e tudo para acabar uma aula. Os rumores revelaram-se acertados, com instrutores que não deixam mesmo parar, determinam repetições intermináveis e são capazes de motivar e empenhar. Não é isto que se quer para começar o ano em forma?
Veja o sumário da edição n.º 714 da SÁBADO, do dia 4 de Janeiro de 2018:
Entrevista
Eduardo Kobra: O brasileiro com murais espalhados pelo mundo
Destaque
Alimentação: Os perigos do açúcar, o doce veneno
Portugal
PSD: A disputa-bocejo pela liderança
Candidatos: Pereira Coutinho imagina a campanha alternativa
Mário Soares: Um ano depois da morte, amigos recordam-no
Denúncias: Juiz Carlos Alexandre ilibado de assédio sexual
Financiamento: Marcelo saiu do hospital e vetou
Mundo
Irão: O que significam os protestos nas ruas?
Dinheiro
Tendência: As bitcoins vão trazer mais riscos e mais negócios
Segurança
Futebol: Trader revela suspeitas de apostas viciadas
Sociedade
Internet: Os bloggers portugueses mais influentes
Religião: Luiza Andaluz poderá ser a próxima santa
Polémica: A moda das transfusões de sangue de jovens
Comportamento: Filas de espera, porque desistimos de esperar?
Tendência: Celebridades viciadas na meditação transcendental
Entrevista: Os vinhos do Douro e a literatura nacional
Família
Casais: Guia das palavras proibidas nas discussões
Social
Princesas: As herdeiras das casas reais europeias
Desporto
Futebol: Harry Kane, o homem que bateu CR7 e Messi
Taça: Quando Jorge Jesus passou pelo Cova da Piedade
Artes
Memória: David Bowie vive! - dois anos depois da morte
É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media - Grupo Cofina. Consulte as condições legais de utilização.