A Noruega desliga oficialmente a rádio FM
A Noruega é, desde as 11h11m11s da manhã desta quarta-feira, o primeiro país a desligar a rádio FM. Mas vozes críticas dizem que esta medida foi posta em prática "demasiado depressa"
A Noruega desliga oficialmente a rádio FM
A Noruega é, desde as 11h11m11s da manhã desta quarta-feira, o primeiro país a desligar a rádio FM. Mas vozes críticas dizem que esta medida foi posta em prática "demasiado depressa"
  • Partilhe
A Noruega desliga oficialmente a rádio FM

A Noruega é, desde as 11h11m11s da manhã desta quarta-feira, o primeiro país a desligar a rádio FM. A medida do governo, que visa modernizar o país para a rádio digital, tem dividido os noruegueses. As vozes críticas dizem que esta medida foi posta em prática "demasiado depressa".

"A Noruega não está preparada para isto. Há milhões de noruegueses que só conseguem ouvir rádio FM nas suas casas, vivendas e barcos, e apenas 25% dos carros na Noruega têm rádios digitais ou adaptadores", disse o membro da Associação de Radio Norueguesa Local, Svein Larsen. Segundo números do jornal Independent, esta medida tornarão inutilizáveis mais de 20 milhões de receptores analógicos de rádio, instalados em cerca de 2.3 milhões de carros. 66% dos noruegueses são contra a desactivação do FM e apenas 17% a favor, segundo indicou uma sondagem divulgada em Dezembro pelo jornal "Dagbladet".

Contudo, a ministra da Cultura norueguesa, Hofstad Helleland, está "bastante confortável" com a situação, acreditando que a Noruega está pronta para "o futuro digital". Com a rádio digital, o governo acredita que a qualidade da transmissão irá melhorar substancialmente, especialmente nos locais mais montanhosos, e que irá diminuir os custos para as transmissoras de rádio, que poderão alocar o dinheiro na programação. 

Junte-se aos nossos fãs.
SÁBADO, pense por si

Comentários
Nome *
Email *
Localidade *
Anónimo
O seu comentário *
Está a submeter o seu comentário a esta notícia através do IP . Como não tem o login efectuado, o seu comentário está limitado a 300 caracteres e será alvo de moderação, pelo que não será publicado de imediato. Se comentar depois de efectuar login, beneficia de um conjunto de funcionalidades exclusivas para leitores registados.
Inicie sessão ou registe-se gratuitamente.

Enviar o artigo: A Noruega desliga oficialmente a rádio FM
Comentários

nas redes
Segue Sábado.pt
Revista SÁBADO
Assine a revista SÁBADO
SÁBADO versão Epaper
A minha conta SÁBADO
Edição n.º 664
19 a 25 de Janeiro
Copyright ©
Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução, na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media, uma empresa Grupo Cofina Media SGPS, S.A..
nas redes
amigos
120591 amigos
Dispositivos
Obrigado por ler a SÁBADO
;)
     
     
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login
Caso não esteja registado no site do Record, efectue o seu registo gratuito.