Inglaterra: Pratchett reclama o direito de morrer e filha apoia-o
Mundo
0
0
Inglaterra: Pratchett reclama o direito de morrer e filha apoia-o
Rhianna Pratchett, filha do reconhecido escritor britânico, Terry Pratchett, não consegue esquecer o momento exacto em que recebeu a notícia que o pai sofria de Alzheimer. Estava presa no trânsito dentro de um táxi quando o pai lhe telefonou.

Desde esse momento, em Dezembro de 2007, que Terry Pratchett tornou pública a sua posição sobre a doença e sobre a morte e que advoga o direito de poder ter uma morte assistida. Agora, cinco anos mais tarde, a filha revela ao "Mail Online" que o apoia nesta posição.

"O meu pai acredita, assim como eu, que as pessoas que têm doenças muito debilitantes e em última análise fatais, possam ter o direito de terminar com a sua vida no momento que escolherem, em vez de esperarem até ao fim em sofrimento", disse ao jornal inglês.

Aos 59 anos, Terry Pratchett - o autor britânico que mais vende a seguir a J.K. Rowling, já vendeu mais de 70 milhões de livros e está publicado em 37 línguas -, recebeu o diagnóstico de uma forma rara de Alzheimer. 

Neste momento, Pratchett, embora continue a fazer histórias, já não consegue escrever. Faz uso de uma tecnologia que reconhece a sua voz e lhe permite ditar o texto em voz alta. 

Em Fevereiro de 2010, numa palestra transmitida pela BBC, com o tema "Shaking Hands With Death", foi lido em voz alta um texto do autor. 

Dizia: "Gostava de morrer de forma pacífica, com o Thomas Tallis a tocar no meu iPod, e antes que a doença me domine por completo."








 
Partilha o artigo
Enviar o artigo: Inglaterra: Pratchett reclama o direito de morrer e filha apoia-o
Comentários

Comentários
Nome *
Email *
Localidade *
Anónimo
O seu comentário *
Está a submeter o seu comentário a esta notícia através do IP . Como não tem o login efectuado, o seu comentário está limitado a 300 caracteres e será alvo de moderação, pelo que não será publicado de imediato. Se comentar depois de efectuar login, beneficia de um conjunto de funcionalidades exclusivas para leitores registados.
Inicie sessão ou registe-se gratuitamente.

Revista SÁBADO
Assine a revista SÁBADO
Assine SÁBADO versão Tablet
SÁBADO acesso Epaper
Edição nº560
22 a 29 de Janeiro de 2015
Copyright ©
Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução, na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da PRESSELIVRE - Imprensa Livre, S.A., uma empresa Grupo Cofina Media SGPS, S.A..
Obrigado por ler a SÁBADO
;)
     
     
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login
Caso não esteja registado no site do Record, efectue o seu registo gratuito.