Capela Sistina já foi encerrada
Mundo
0
0
Capela Sistina já foi encerrada
A Capela Sistina foi ontem encerrada ao público para dar início aos preparativos do conclave que vai eleger o novo papa. No dia em que os cardeais eleitores enviaram uma carta ao papa emérito, para agradecer o papado de oito anos, ainda faltam chegar a Roma cinco dos 115 cardeais com poder de decisão.

Apesar de ainda não haver data para o início do conclave, os trabalhos de preparação do espaço já começaram. A Capela Sistina, à semelhança de 2005, quando Ratzinger foi eleito, vai receber um chão falso, que terá as funções de nivelar a superfície e esconder os aparelhos que bloqueiam as telecomunicações. No interior da capela também já estão os dois fornos, nos quais os cardeais vão queimar os boletins de voto e dar a conhecer a decisão: fumo branco para ‘temos papa' ou fumo negro, caso seja necessário repetir a votação. A duração dos trabalhos, segundo Frederico Lombardi, porta-voz do Vaticano, ainda não é conhecida, mas "quando houver uma data certa, serão acelerados".

A certeza, porém, é que ninguém quer apressar o arranque do conclave. Na terceira congregação geral, realizada ontem, participaram 148 cardeais e decidiram que só vão reunir durante as manhãs, deixando as tardes para o convívio e para discutir os ‘temas fortes' da actualidade católica. "Os cardeais não querem acelerar o processo. É necessário tempo para discutir e poder tomar uma decisão ponderada", explicou Lombardi, dando conta de que os cinco cardeais eleitores ainda em falta deverão chegar nos próximos dias.

Como forma de agradecimento pelo papado de oito anos, os cardeais escreveram uma mensagem ao papa emérito Bento XVI. No telegrama, enviado pelo cardeal decano Angelo Sodano, foi pedido que rezasse por todos os que vão escolher o novo papa.
Partilha o artigo
Comentários
Inicie sessão ou registe-se gratuitamente para comentar.
Revista SÁBADO
Assine a revista SÁBADO
Assine SÁBADO versão Tablet
SÁBADO Epaper
Edição nº 556
23 a 29 de Dezembro de 2014
Copyright ©
Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução, na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da PRESSELIVRE - Imprensa Livre, S.A., uma empresa Grupo Cofina Media SGPS, S.A..
Obrigado por ler a SÁBADO
;)
     
     
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login
Caso não esteja registado no site do Record, efectue o seu registo gratuito.