A paródia que irritou os nazis (vídeo)
A paródia que irritou os nazis (vídeo)
A paródia que irritou os nazis (vídeo)
A paródia que irritou os nazis (vídeo)
  • Partilhe
A paródia que irritou os nazis (vídeo)
Um vídeo britânico de propaganda, com Hitler e as tropas SS a dançar, deixou Goebbels fora de si

No final dos anos 30 havia uma dança muito popular nos Estados Unidos chamada ‘Lambeth Walk’. Na base estava uma canção do musical ‘Me and My Girl’ que falava de uma rua de Londres.

Os dançarinos andavam para a frente e para trás, dando pontapés no ar e fazendo gestos com os braços, como se estivessem a marchar.

Em 1940, um oficial dos serviços de informação britânicos montou um vídeo a que chamou ‘Lambeth Walk - Nazi Style’. O seu nome era Charles A. Ridley.

Pegou em excertos de um filme de propaganda nazi de 1934, realizado por Leni Riefenstahl e intitulado ’s ‘Triumph of the Will’ (‘O Triunfo da Vontade’) e, com a música, montou um vídeo onde parecia que os soldados nazis e Hitler estavam a dançar a ‘Lambeth Walk’.

A piada era ainda maior porque um membro do Partido Nazi tinha denunciado publicamente esta dança em 1939, após se ter tornado muito popular em Berlim. Disse ele na altura que se tratava de “saltos animalesco e perversos dos judeus”.

Conta-se que o ministro da Propaganda de Hitler, Joseph Goebbels, saiu irritadíssimo a correr de uma sala de projecção após ver o vídeo.

O historiador Erik Barnouw acrescenta que a resistência dinamarquesa costumava entrar nas salas de cinema, na Dinamarca ocupada pelos nazis, e obrigar os projeccionistas a passar o filme.

O Ministério da Informação britânico distribuiu o filme às empresas noticiosas da época, que acrescentavam os seus próprios comentários à imagem.

Esta é uma versão de 1942, divulgada pela Universal Studios, e a que deram o título de ‘Gen. Adolph Takes Over" (general Adolfo toma posse).


A paródia que irritou os nazis (vídeo)

Junte-se aos nossos fãs.
SÁBADO, pense por si

Comentários
Nome *
Email *
Localidade *
Anónimo
O seu comentário *
Está a submeter o seu comentário a esta notícia através do IP . Como não tem o login efectuado, o seu comentário está limitado a 300 caracteres e será alvo de moderação, pelo que não será publicado de imediato. Se comentar depois de efectuar login, beneficia de um conjunto de funcionalidades exclusivas para leitores registados.
Inicie sessão ou registe-se gratuitamente.

Enviar o artigo: A paródia que irritou os nazis (vídeo)
Comentários

nas redes
Segue Sábado.pt
Revista SÁBADO
Assine a revista SÁBADO
SÁBADO versão Epaper
A minha conta SÁBADO
Edição n.º 648
29 de Setembro a 5 de Outubro
Copyright ©
Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução, na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media, uma empresa Grupo Cofina Media SGPS, S.A..
nas redes
amigos
101622 amigos
Dispositivos
Obrigado por ler a SÁBADO
;)
     
     
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login
Caso não esteja registado no site do Record, efectue o seu registo gratuito.