Eles querem ser cobaias na detonação de uma bomba atómica
Cinco oficiais das Força Aérea norte-americana ofereceram-se para que uma bomba atómica explodisse sobre as suas cabeças
0
Eles querem ser cobaias na detonação de uma bomba atómica
Cinco oficiais das Força Aérea norte-americana ofereceram-se para que uma bomba atómica explodisse sobre as suas cabeças
  • Partilhe
0
Eles querem ser cobaias na detonação de uma bomba atómica
A ideia é ridícula, mas em 1957 foi a forma que o Pentágono se lembrou para acalmar os receios dos norte-americanos quanto aos testes com armas atómicas que realizava nos Estados Unidos. Fez saber entre os oficiais da Força Aérea que necessitava de voluntários para demonstrar que a explosão de uma bomba atómica não acarretava problemas médicos para as populações.

Cinco homens voluntariaram-se: o coronel Sidney Bruce, o tenente-coronel Frank P. Ball, o major Norman Bodinger, o major John Hughes e Don Lutrell. Juntaram-se no deserto de Las Vegas, esperaram que um jacto Scorpion F-89 passasse pelas suas cabeças e lançasse uma bomba atómica de duas toneladas de TNT e filmaram tudo. 

Para mostrar que estavam descontraídos, espetaram na terra uma placa onde escreveram: Ground Zero Populacão:5. Quando a bomba explodiu - a quatro mil metros sobre as suas cabeças - os homens assustaram-se com o estrondo, mas rapidamente ficaram impressionados com a nuvem atómica que surgiu no céu. "É linda", exclamou um deles. Por trás da câmara de filmar estava George Yoshitake, hoje com 83 anos, o único que não se voluntariou. "Ainda perguntei se havia material de protecção, mas disseram que não. Levei o boné para qualquer imprevisto", disse ao Huffington Post.

O video foi revelado pelo Pentágono às populações e resultou até 1992, quando as experiências com armas atómicas foram interrompidas pelo governo. Quando ao destino dos homens, a Força Aérea não quis comentar. Segundo a National Public Radio, pelo menos três deles já morreram: dois com mais de 80 anos e um terceiro com 71 anos. Mas não há informação se sofreram de cancro. 


Eles querem ser cobaias na detonação de uma bomba atómica
Partilha o artigo
Enviar o artigo: Eles querem ser cobaias na detonação de uma bomba atómica
Comentários

Comentários
Nome *
Email *
Localidade *
Anónimo
O seu comentário *
Está a submeter o seu comentário a esta notícia através do IP . Como não tem o login efectuado, o seu comentário está limitado a 300 caracteres e será alvo de moderação, pelo que não será publicado de imediato. Se comentar depois de efectuar login, beneficia de um conjunto de funcionalidades exclusivas para leitores registados.
Inicie sessão ou registe-se gratuitamente.

nas redes
Segue Sábado.pt
Revista SÁBADO
Assine a revista SÁBADO
SÁBADO versão Epaper
A minha conta SÁBADO
Edição n.º 630
25 de Maio a 1 de Junho
Copyright ©
Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução, na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media, uma empresa Grupo Cofina Media SGPS, S.A..
nas redes
amigos
101622 amigos
Dispositivos
Obrigado por ler a SÁBADO
;)
     
     
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login
Caso não esteja registado no site do Record, efectue o seu registo gratuito.