Para poder adicionar esta notícia deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da SÁBADO, efectue o seu registo gratuito.
Livro "inédito" de Herberto Helder vai ser publicado em Maio
Crítica de Livros: Irmão de Gelo
Crítica de Livros: Os Prémios
Crítica de Livros: Publicação da Mortalidade
A poesia da escritora é celebrada até nos autocarros, no ano em que passam 94 anos desde o seu nascimento
Os autocarros de Ponta Delgada têm uma banda-sonora "diferente", com poemas escritos por Natália Correia a serem recitados nos meios de transporte. Este ano assinalam-se 94 anos do dia em que nasceu a escritora, em Ponta Delgada, na ilha de S. Miguel, Açores.
A iniciativa foi promovida pela Fundação INATEL, como informa a Lusa.
A coordenadora da Fundação INATEL em Ponta Delgada, Ivone Brasil, explicou que a fundação tem a " preocupação de que a cultura vá até às pessoas e, neste caso, a poesia". Ivone Brasil destacou ainda que "Natália Correia é uma figura maior da cultura micaelense, açoriana e portuguesa, que merecia ser homenageada na sua terra natal".
Natália Correia nasceu a 13 de Setembro de 1923, tendo-se deslocado para Lisboa ainda em criança para estudar. Para além de poeta - não gostava de ser classificada como poetisa por considerar que a poesia era assexuada - foi deputada à Assembleia da República. Foi uma das fundadoras da Frente Nacional para a Defesa da Cultura, em conjunto com escritores como José Saramago, Manuel da Fonseca e Urbano Tavares Rodrigues.
A autora morreu a 16 de Março de 1993, tendo deixado obras no campo da poesia, ensaio e romance.
Ouça abaixo a autora a recitar um dos seus poemas.