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Este não é um pastel qualquer
O Classe X é a estreia do fabricante alemão no segmento de carrinhas de caixa aberta. O GPS levou-o a dar uma volta entre Lisboa e a Nazaré e testou-o em todo-o-terreno
Com o classe x, a Mercedes-Benz lançou-se no mercado de carrinhas de caixa aberta mas, prudente, em vez de mergulhar de cabeça no segmento das pickup, molhou primeiro os pés, avançou depois um pouco até ter água pelos joelhos e, então sim, entrou.
O Classe X é a primeira pickup da Mercedes-Benz. O fabricante alemão fez uso da parceria que tem com a Aliança Renault-Nissan - o fabricante japonês lançou a sua primeira pick-up em 1935 e já vendeu mais de 14 milhões em 180 países, o que o transforma num dos mais importantes fabricantes de pickups do mundo - e usou como base o Nissan Navara.
O motor, o chassis e a caixa de velocidades do Classe X são os do Navara, o resto é 100% Mercedes-Benz - aliás, 98%, porque os puxadores das portas também são iguais aos do Nissan.
De fora, o Classe X partilha ainda linhas estéticas com o seu meio-irmão japonês, mas as semelhanças ficam-se por aí. O interior tem o requinte habitual da Mercedes, com os três braços cromados do volante multifunções a não deixarem espaço para problemas de identidade.
Para testar o Classe X, conduzimos a versão X250 d de Lisboa à Nazaré, passando pela serra do Socorro, em Torres Vedras. Percorremos estradas nacionais e desafiámos os limites de velocidade na A8 e na A21 - os 190 cavalos do carro não servem apenas para aguentar com 1,1 toneladas de carga ou para rebocar atrelados até 3,5 toneladas de peso.
Já na Nazaré aventurámo-nos por terrenos extremamente acidentados, assim preparados para testar as capacidades todo-o-terreno. Com a tracção às quatro rodas activada para enfrentar o percurso de obstáculos, parámos antes de uma descida muito íngreme e accionámos o DSR (Downhill Speed Regulation), um assistente que mantém uma velocidade de descida controlada, de 5 ou 8 quilómetros/hora, sem que o condutor tenha de tocar no travão. Ainda neste terreno esburacado e com valetas na Nazaré, enfrentámos os 49 graus de inclinação lateral de um monte de terra pondo à prova a suspensão e a tracção.
Por definição, as pickups são veículos comerciais robustos, funcionais e capazes de superar terrenos difíceis. O Classe X é tudo isso, mas quando o conduzimos a sensação é que estamos ao volante de um carro muito mais sofisticado do que uma carrinha de caixa aberta. Esse é o trunfo do Classe X e será uma questão de tempo até a Audi e a BMW seguirem os passos do seu concorrente no campeonato das marcas premium.
Mercedes Benz
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