As acções de auditoria e inspecção da Inspecção-Geral de Finanças (IGF) aos municípios têm demorado mais de um ano a ser publicadas após a conclusão do respectivo relatório. De acordo com um levantamento do Negócios, entre os 16 relatórios divulgados há menos tempo – a 15 de Setembro, segundo o Ministério das Finanças, o mais recente foi elaborado em Julho de 2016.
Esses relatórios foram homologados pelo secretário de Estado do Orçamento entre Agosto do ano passado e Janeiro deste ano. O que significa que o que precisou de menos tempo para ser publicado (Entroncamento) demorou, ainda assim, um ano e três meses. E o que demorou mais (Alandroal) precisou de dois anos para ficar sob escrutínio público.
O Negócios perguntou ao Ministério das Finanças o porquê de tanta demora. Na prática, não é possível escrutinar devidamente os actos praticados num mandato, porque os relatórios produzidos no final desse período – que reflectem os actos do actual autarca – já não serão conhecidos a tempo das eleições. "A cadência da publicação dos relatórios da IGF decorre do cumprimento dos requisitos legais, designadamente a aprovação, homologação e cumprimento do dever de sigilo", respondeu fonte oficial.
Como os "os relatórios sobre a Administração Local são publicados na íntegra" têm de, "previamente, ser objecto de um trabalho de expurgo de elementos nominativos e outra informação de natureza confidencial, nos termos da lei". É isso que leva os relatórios a estarem um ano na gaveta após a homologação – veja-se o caso da Trofa, de Dezembro de 2015 homologado a 16 de Setembro de 2016 e publicado a 15 de Setembro último.
A página da IGF não permite fazer pesquisa por município ou por data. Os relatórios das inspecções feitas são listados por ordem, presume-se, de publicação – os que foram publicados há menos tempo surgem primeiro. A única secção em que é possível fazer pesquisas por município é a que lista os relatórios da Inspecção-Geral das Autarquias Locais, extinta em 2012 para ser integrada na IGF.
IGF rejeita travar relatórios
O Negócios as Finanças sobre uma orientação da IGF de não publicar relatórios no período que antecede as eleições autárquicas, que negou que isso acontecesse.

Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site do Negócios, efectue o seu registo gratuito.

X
Estamos a melhorar o serviço de alertas para o informar ainda melhor.
Marketing Automation certified by E-GOI
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.