Os melhores livros de 2016
Clarice Lispector, Ian McEwan, Padre António Vieira e John Le Carré foram alguns dos autores publicados em Portugal em 2016, que integram a lista de melhores do ano
Os melhores livros de 2016
Clarice Lispector, Ian McEwan, Padre António Vieira e John Le Carré foram alguns dos autores publicados em Portugal em 2016, que integram a lista de melhores do ano
  • Partilhe
Os melhores livros de 2016
Foi um ano estranho na literatura, com o Nobel dado a Bob Dylan e Rodrigues dos Santos nos tops apesar das críticas demolidoras a Vaticanum e muita gente ainda às voltas com Elena Ferrante e a sua tetralogia A Amiga Genial, cujo primeiro volume fez furor nas listas dos melhores de 2015 e que este ano chegou ao fim. Foi também o ano da publicação em português de A Vegetariana, visceral livro tripartido, escrito em reclusão pela sul-coreana Han Kang e originalmente editado em 2007 (mas profundamente actual) e de Numa Casca de Noz, o romance do britânico Ian McEwan, como sempre elegantíssimo apesar de ter entregado a narração ao filho por nascer de um par nada recomendável.

Além destes, outros mostraram que a imaginação humana não tem limites e que o futuro do romance está salvaguardado, tanto em Portugal – com Isabela Figueiredo e o seu A Gorda, a culminar com uma gastrectomia – como no estrangeiro: Uma Rapariga É uma Coisa Inacabada, da irlandesa Eimear McBride, reinventa com distinção os cânones da narrativa ao entrar na cabeça de uma jovem com um tumor cerebral.

Em matéria de ficção, destacaram-se ainda dois escritores já falecidos: James Salter, que morreu em 2015, numa edição portuguesa a juntar duas colectâneas de pequenas narrativas virtuosas - A Última Noite e Outras Histórias - e a brasileira Clarice Lispector (1920-1977), com Todos os Contos - nada menos que 85, escritos ao longo de toda a vida. E é de vida que fala O Túnel de Pombos, livro de memórias do mestre da espionagem John Le Carré.

Junte-se aos nossos fãs.
SÁBADO, pense por si

Comentários
Nome *
Email *
Localidade *
Anónimo
O seu comentário *
Está a submeter o seu comentário a esta notícia através do IP . Como não tem o login efectuado, o seu comentário está limitado a 300 caracteres e será alvo de moderação, pelo que não será publicado de imediato. Se comentar depois de efectuar login, beneficia de um conjunto de funcionalidades exclusivas para leitores registados.
Inicie sessão ou registe-se gratuitamente.

Enviar o artigo: Os melhores livros de 2016
Comentários

nas redes
Segue Sábado.pt
Revista SÁBADO
Assine a revista SÁBADO
SÁBADO versão Epaper
A minha conta SÁBADO
Edição n.º 664
19 a 25 de Janeiro
Copyright ©
Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução, na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media, uma empresa Grupo Cofina Media SGPS, S.A..
nas redes
amigos
120447 amigos
Dispositivos
Obrigado por ler a SÁBADO
;)
     
     
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login
Caso não esteja registado no site do Record, efectue o seu registo gratuito.