Romance que venceu o Man Booker em 2015 chega a Portugal
Bob Marley, droga e violência entram no romance aclamado do escritor jamaicano Marlon James, Breve História de Sete Assassinatos, recém-editado em Portugal
Romance que venceu o Man Booker em 2015 chega a Portugal
Bob Marley, droga e violência entram no romance aclamado do escritor jamaicano Marlon James, Breve História de Sete Assassinatos, recém-editado em Portugal
  • Partilhe
Romance que venceu o Man Booker em 2015 chega a Portugal
Há livros e livros - e o recém- -editado em Portugal Breve História de Sete Assassinatos, de Marlon James, é mais tornado do que romance.

A metáfora meteorológica parecerá exagerada, mas são poucas as obras que vencem por unanimidade o prestigiado prémio inglês Man Booker, na categoria Ficção - sobretudo quando não partem como favoritas. Foi isso que aconteceu em 2015 ao terceiro livro (o primeiro a ser editado em Portugal) do jamaicano radicado nos Estados Unidos Marlon James, de 46 anos. Ao arrebatar o prémio tornou-se o primeiro escritor do seu país a vencer o galardão ("Não tivemos qualquer dificuldade em decidir - foi uma decisão unânime, um pouco para nossa surpresa", comunicou o presidente do júri, Michael Wood).

Obra extensa (672 páginas, na versão portuguesa) e polifónica, tal o número de personagens (76) que narram os acontecimentos (cada uma com a sua voz e linguagem, sempre mais urbana e cáustica do que polida), Breve História de Sete Assassinatos parte de um facto histórico - a tentativa de assassinato do cantor e ícone reggae Bob Marley (quase sempre referido no livro como O Cantor), dois dias antes do concerto pela paz Smile Jamaica) - para pintar um quadro da violência que se vivia nas ruas de Kingston, Jamaica, nos anos 70 e 80, fomentada pelos gangues ligados aos dois partidos políticos do país.

Junte-se aos nossos fãs.
SÁBADO, pense por si

Comentários
Nome *
Email *
Localidade *
Anónimo
O seu comentário *
Está a submeter o seu comentário a esta notícia através do IP . Como não tem o login efectuado, o seu comentário está limitado a 300 caracteres e será alvo de moderação, pelo que não será publicado de imediato. Se comentar depois de efectuar login, beneficia de um conjunto de funcionalidades exclusivas para leitores registados.
Inicie sessão ou registe-se gratuitamente.

Enviar o artigo: Romance que venceu o Man Booker em 2015 chega a Portugal
Comentários

nas redes
Segue Sábado.pt
Revista SÁBADO
Assine a revista SÁBADO
SÁBADO versão Epaper
A minha conta SÁBADO
Edição n.º 664
19 a 25 de Janeiro
Copyright ©
Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução, na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media, uma empresa Grupo Cofina Media SGPS, S.A..
nas redes
amigos
120591 amigos
Dispositivos
Obrigado por ler a SÁBADO
;)
     
     
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login
Caso não esteja registado no site do Record, efectue o seu registo gratuito.