Beber café cura medos
Um estudo da Universidade de Coimbra e do MIT indica que o café, para além de nos acordar, é um forte aliado contra a fobia, stress pós-traumático e depressão
Beber café cura medos
Um estudo da Universidade de Coimbra e do MIT indica que o café, para além de nos acordar, é um forte aliado contra a fobia, stress pós-traumático e depressão
  • Partilhe
Beber café cura medos
E se o café, para além de nos acordar, pudesse ser um forte aliado contra os nosso medos? É essa a conclusão que o mais recente estudo da Universidade de Coimbra e da Massachusetts Institute of Technology (MIT) tira.

A investigação, centrada na região da amígdala do cérebro - "onde as memórias do medo são codificadas" -, explora as associações entre o medo e as memórias - a fobia, stress pós-traumático e depressão - e descobriu que a cafeína, quando em moderação, bloqueia os receptores A2A, responsável por uma anomalia que torna memórias aversivas mais persistentes.

Para chegar a tal conclusão, os investigadores fez uma experiência em ratos, expondo-os a "situações negativas em contexto sensorial e espacial". Os animais foram separados em dois grupos e submetidos a eventos causadores de aversão. A um dos grupos foi administrado cafeína. Os ratos consumidores de cafeína apresentaram, segundo Rodrigo Cunha, coordenador do estudo, uma «diminuição progressiva da retenção da memória aversiva. Quando colocados no contexto causador do medo, os animais ajustaram o seu comportamento, ou seja, adquiriram uma adaptação positiva».

Junte-se aos nossos fãs.
SÁBADO, pense por si

Comentários
Nome *
Email *
Localidade *
Anónimo
O seu comentário *
Está a submeter o seu comentário a esta notícia através do IP . Como não tem o login efectuado, o seu comentário está limitado a 300 caracteres e será alvo de moderação, pelo que não será publicado de imediato. Se comentar depois de efectuar login, beneficia de um conjunto de funcionalidades exclusivas para leitores registados.
Inicie sessão ou registe-se gratuitamente.

Enviar o artigo: Beber café cura medos
Comentários

nas redes
Segue Sábado.pt
Revista SÁBADO
Assine a revista SÁBADO
SÁBADO versão Epaper
A minha conta SÁBADO
Edição n.º 664
19 a 25 de Janeiro
Copyright ©
Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução, na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media, uma empresa Grupo Cofina Media SGPS, S.A..
nas redes
amigos
120348 amigos
Dispositivos
Obrigado por ler a SÁBADO
;)
     
     
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login
Caso não esteja registado no site do Record, efectue o seu registo gratuito.