Ver Molière num palácio de Lisboa
O Misantropo, um clássico de Molière representado no Palácio do Marquês de Tancos
0
0
Ver Molière num palácio de Lisboa
A peça chama-se O Misantropo ou o Apaixonado Atrabiliário e é uma sátira trágica sobre as relações humanas, a hipocrisia e as complicações do amor, que continua tão actual como quando foi escrita por Molière, no século XVII. O cenário escolhido para a representação é da mesma época, o Palácio do Marquês de Tancos, na Costa do Castelo, em Lisboa.

Os espectadores são convidados pelos personagens a percorrer os salões deste palácio onde se vão desenrolando as cenas da acção, acompanhando as angústias de Alceste, um cavalheiro que se apaixona pela pessoa errada, Celinema.

O protagonista exige perfeição absoluta da sua amada, algo que ela não lhe pode dar. Mesmo quando tem razão, acaba por ser injusto com os que o rodeiam, não aceitando os erros e as fragilidades dos outros. Um caso agudo de inflexibilidade que continua a ser comum nas relações humanas, nos mais variados cenários do presente.

Ele acaba só e amargurado, claro! O texto (tradução de Vasco Graça Moura) é em verso e a linguagem antiga exige a atenção do espectador. Mas a mensagem é poderosa. A encenação é de Ana Tamen, os figurinos de Filipe Faísca e o elenco conta com João Direlet, Patrícia André e Marina Albuquerque. Está em cena de Quinta a Segunda, às 22h (aos Domingos às 16h30), até 11 de Outubro.

Sugestão: ao lado do Palácio do Marquês de Tancos fica O Terraço, no topo do Mercado do Chão do Loureiro, a esplanada tem uma das melhores vistas sobre Lisboa. 
Partilha o artigo
Enviar o artigo: Ver Molière num palácio de Lisboa
Comentários

Comentários
Nome *
Email *
Localidade *
Anónimo
O seu comentário *
Está a submeter o seu comentário a esta notícia através do IP . Como não tem o login efectuado, o seu comentário está limitado a 300 caracteres e será alvo de moderação, pelo que não será publicado de imediato. Se comentar depois de efectuar login, beneficia de um conjunto de funcionalidades exclusivas para leitores registados.
Inicie sessão ou registe-se gratuitamente.

Revista SÁBADO
Assine a revista SÁBADO
SÁBADO versão Epaper
A minha conta SÁBADO
Edição nº 569
26 a 31 de Março
Copyright ©
Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução, na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da PRESSELIVRE - Imprensa Livre, S.A., uma empresa Grupo Cofina Media SGPS, S.A..
Obrigado por ler a SÁBADO
;)
     
     
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login
Caso não esteja registado no site do Record, efectue o seu registo gratuito.