Américo Amorim desce na lista dos mais ricos do mundo
Dinheiro
0
0
Américo Amorim desce na lista dos mais ricos do mundo
Ranking da 'Forbes' continua a ter três portugueses. O primeiro deles é Américo Amorim, que desceu 74 posições, enquanto Soares dos Santos e Belmiro de Azevedo subiram vários lugares.

A lista dos homens mais ricos do mundo, de acordo com o “ranking” elaborado pela 'Forbes' para 2013, continua a ter três portugueses: Américo Amorim, Alexandre Soares dos Santos e Belmiro de Azevedo.

O maior accionista da Galp Energia surge no lugar 316º este ano, o que representa uma perda de 74 posições face ao “raking” do ano passado. De acordo com a Forbes, Américo Amorim viu a sua fortuna cair de 4,4 mil milhões de dólares o ano passado para 4,1 mil milhões de dólares este ano.

O empresário detém cerca de 17% da Galp Energia (a Amorim Energia detém 33,34% da petrolífera, mas o empresário só detém 55,5% da Amorim), sendo que as acções da petrolífera acumulam uma queda de cerca de 10% nos últimos 12 meses.

A queda das acções da Galp Energia já tinha justificado a descida de Américo Amorim no “ranking” do ano passado, pois o empresário, que controla a Corticeira Amorim, surgia na posição 200ª em 2011.

Soares dos Santos continua a ser o segundo português mais rico, de acordo com o mesmo “ranking” da Forbes hoje divulgado. O dono da Jerónimo Martins surge no 458º lugar, com uma fortuna avaliada em 3 mil milhões de dólares, mais 500 mil dólares do que no ano passado.

Soares dos Santos, que agrupa nesta contabilização a fortuna da sua família, subiu 33 posições no “ranking” dos mais ricos do mundo. Em 2012 tinha subido 21 lugares.

A subida conseguida por Soares dos Santos fica aquém da protagonizada por Belmiro de Azevedo, que surge agora no 1.024º lugar, uma subida de 129 posições face ao ano anterior. A Forbes avalia a fortuna do patrão da Sonae em 1,45 mil milhões de dólares, mais 450 mil dólares do que em 2012.

O primeiro lugar do “ranking” mundial continua a ser ocupado por Carlos Slim, com a fortuna do mexicano avaliada em 73 mil milhões de dólares. Em segundo lugar permanece Bill Gates (67 mil milhões de dólares) e em terceiro o espanhol Amancio Ortega (57 mil milhões de dólares).
Partilha o artigo
Comentários
Inicie sessão ou registe-se gratuitamente para comentar.
Revista SÁBADO
Assine a revista SÁBADO
Assine SÁBADO versão Tablet
SÁBADO Epaper
Edição nº 556
23 a 29 de Dezembro de 2014
Copyright ©
Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução, na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da PRESSELIVRE - Imprensa Livre, S.A., uma empresa Grupo Cofina Media SGPS, S.A..
Obrigado por ler a SÁBADO
;)
     
     
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login
Caso não esteja registado no site do Record, efectue o seu registo gratuito.