Você está em:Pessoas

Vídeos

Perfil íntimo

Jorge Fernando: O fadista com luvas de boxe

16-08-2014

Aos 4 anos cantava em cima das mesas e aos 20 e poucos acompanhava Amália à viola. O homem que cantou 'Umbadá' , comeu ovos mexidos em casa de Zeca Afonso, ajudou a lançar Mariza e Ana Moura, e tocou em privado com Keith Richards, dos Rolling Stones

Por Rita Garcia, fotografia Raquel Wise

É inútil ligar para Jorge Fernando antes das 19h. O telefone até pode estar ligado, mas o mais certo é que o músico que tocou com Amália e lançou Mariza e Ana Moura ainda esteja a dormir. Para ele, o dia começa ao cair da noite no dúplex onde vive, no Barreiro. Acorda no primeiro andar, desce as escadas de granito, prepara uma sanduíche na cozinha e bebe o primeiro dos 15 cafés que toma diariamente. Depois, prepara-se para sair. Atravessa a estrada, entra na pastelaria Torre e, de trás do balcão, surge sempre a mesma pergunta: “Então, vizinho, é uma ou duas bicas?”

Toda a gente o conhece e ele conhece toda a gente. Cumprimenta os outros clientes, discute política e bola. Até que se despede e parte para Lisboa ao volante de um Mercedes cinzento metalizado de 1999.

Apesar de usar relógio, o tempo é um mero pormenor para Jorge Fernando, 57 anos. À excepção das aulas de boxe que começam às 19h em ponto no Clube de Boxe de Arroios, às segundas, quartas e sextas, há poucas ocasiões em que não desliza nos horários. “Não sou um eleito da organização, nem muito obediente a regras, tirando as horas do treino”, diz à SÁBADO.

Há ainda outro sítio onde nunca falha: no Bacalhau de Molho, uma das mais célebres casas de fados de Alfama, onde toca e canta todas as noites a partir das 21h. Nunca folga, nem tira férias. “Esta não é a minha segunda casa, é a primeira.” Na quarta-feira, 6 de Agosto, chega em jejum e estremunhado. Depois de uma noite inteira a compor, só conseguiu deitar-se às 10h da manhã. Acordou às 19h, saiu à pressa e nem teve tempo para comer.

Leia o perfil íntimo na íntegra, na revista SÁBADO de 14 de Agosto. Veja aqui o vídeo da reportagem.


Deixar Comentário

Por favor faça Login/Registo para comentar este artigo.

comentários

Mais pessoas





Copyright ©. Todos os direitos reservados. É expressamente proíbida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Edirevistas, S.A. , uma empresa Cofina Media, SGPS. Consulte as condições legais de utilização.