Você está em:Multimédia / Vídeos

Vídeos

Cinema

Entrevista: Um dia com João Salaviza (vídeo)

24-02-2012

Por Andreia Costa e imagem de Bruno Vaz

Venceu o urso de ouro do festival de Berlim, com a curta-metragem 'Rafa', na semana passada. Em 2009 já tinha recebido a Palma de Ouro, em Cannes. A SÁBADO online passou o dia com João Salaviza (o primeiro desde que voltou da Alemanha) para perceber como foi a vida alucinante do jovem realizador nos últimos três anos.

Nasceu e passou toda a vida no centro de Lisboa - agora divide um apartamento na Bica com dois amigos -, mas para as suas histórias procura realidades mais problemáticas.

Para protagonizar 'Rafa' escolheu um adolescente que nem sequer era actor porque procurava características físicas muito específicas. "Depois de procurarmos em clubes de futebol, associações de bairro, etc, começámos a abordar miúdos na rua. O que me interessou foi filmar aquele período entre a infância e a a idade adulta. No início percebemos que a mãe do Rafa está detida numa esquadra e ele tem de sair da sua zona de conforte e resolver um problema", explica João Salaviza.

Para o realizador de 28 anos, a empatia é mais importante do que qualquer casting e um guião sofre sempre muitas alterações antes do resultado final. "Gosto de reescrever sempre os papéis com os actores", diz. Neste momento, Salaviza está a preparar a sua primeira longa-metragem, um projecto que deverá arrancar no final do ano. Mas sobre a história, nem uma palavra. "Tudo o que eu disser agora, vai desaparecer nos próximos meses", justifica.

Deixar Comentário

comentários

Galerias de vídeos





Notícias

Copyright ©. Todos os direitos reservados. É expressamente proíbida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Edirevistas, S.A. , uma empresa Cofina Media, SGPS. Consulte as condições legais de utilização.