Você está em:Multimédia / Vídeos

Vídeos

Mundo

Mulher toca Mozart durante cirurgia ao cérebro (vídeo)

15-09-2014

Violinista da Orquestra Sinfónica da Lituânia sofria de um tremor nas mãos que afectava as suas performances

Um concerto de música clássica num bloco operatório é no mínimo inusitado. Foi mais ou menos o que aconteceu na passada terça-feira, 9 de Setembro, quando a violinista Naomi Elishuv foi operada ao cérebro no Tel Aviv Sourasky Medical Center, em Israel.

Há 20 anos, a profissional recebeu um diagnóstico que mudou por completo a sua vida: Elishuv tinha um tremor essencial, uma doença do sistema nervoso que pode afectar todos os músculos do corpo. No seu caso, a doença incidiu sobretudo no movimento das mãos e fez com que a violinista tivesse de desistir da sua carreira. 

Graças aos avanços da medicina, no início desta semana, uma equipa de cirurgiões colocou uma espécie de pacemaker na área do cérebro afectada de forma a travar os tremores através de impulsos eléctricos. A ideia de tocar violino durante a cirurgia foi mesmo dos profissionais: era preciso que Naomi Elishuv o fizesse de modo à equipa poder identificar com precisão a área afectada e intervir.

O sucesso da cirurgia é tão evidente que consegue ver-se no vídeo (que pode ver aqui). "Quando estimulámos a área afectada, percebemos que o tremor tinha desaparecido e que Elishuv continuava a tocar Mozart. Com grande emoção, mas sem o tremor", disse a um jornal israelita um dos cirurgiões, cita o 'Huffington Post'. 
 


Deixar Comentário

Por favor faça Login/Registo para comentar este artigo.

comentários

Galerias de vídeos





Copyright ©. Todos os direitos reservados. É expressamente proíbida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Edirevistas, S.A. , uma empresa Cofina Media, SGPS. Consulte as condições legais de utilização.