Você está em:Multimédia / Vídeos

Vídeos

Reportagem

Macieira, a vila ocupada (vídeo)

22-11-2014

Construída para operários, hoje só tem sem-abrigo, mas entre eles até há um advogado inscrito na Ordem

Por Tiago Carrasco, com imagem de Joel Pinheiro 

Todas as manhãs, o advogado arrasta-se de joelhos do colchão, abençoado por um quadro de Jesus Cristo pendurado à cabeceira, até à casa de banho improvisada nas traseiras da casa ocupada. Põe uma esponja no chão para não magoar as rótulas, cansadas de 66 anos de esforço, e despeja sobre o corpo a água da chuva acumulada em tinas. Depois, senta-se à porta a ler os jornais e a fazer palavras cruzadas, até que uma alma caridosa lhe traz a refeição diária. “Nem sempre foi assim”, diz, mostrando a sentença do último caso que defendeu e ganhou, em Março de 2012. “Há uns anos, tinha mulher, dois filhos, dois apartamentos em Lisboa e uma quinta em Amarante. Hoje não tenho nada.”

Quando vivia com dignidade, o advogado tinha escritório com nome à porta. Perdeu-se o escritório e com ele a vontade de ter um nome, apesar de ainda estar registado na Ordem dos Advogados.

Leia o artigo sobre a Vila Macieira, um bairro com 107 anos que pode ser demolido, na SÁBADO que está na banca a 20 de Novembro.

Deixar Comentário

Por favor faça Login/Registo para comentar este artigo.

comentários

Galerias de vídeos





Copyright ©. Todos os direitos reservados. É expressamente proíbida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Edirevistas, S.A. , uma empresa Cofina Media, SGPS. Consulte as condições legais de utilização.