Você está em:Multimédia / Vídeos

Vídeos

Quénia

Queniano constrói avião com lixo... (vídeo)

30-03-2011

Desde criança, quando olhava para o céu, Gabriel Nderitu desejava voar. Já adulto, mas sem experiência em engenharia de aviões, consultou várias páginas de aeromodelismo na Internet (até a Wikipedia) e comprou alguns livros. Sem dinheiro para comprar as peças, o queniano de 42 anos construiu a hélice em madeira e o resto do avião com alumínio em segunda mão. E usou o motor de um Toyota velho. Um ano e mais de 6 mil euros depois, o avião ficou pronto.  

Em Outubro do ano passado, tentou colocar o seu avião no ar. Mas os problemas começaram ainda antes de tirar o avião do quintal: não cabia nos portões e foi desmantelado e empilhado em várias carrinhas. Depois, já num campo aberto, foi novamente montado. Não funcionou à primeira. E à segunda, quando o motor já tinha pegado, as rodas dianteiras cederam aos 800 quilos do avião. Nderitu voltou a ficar em terra. 

Os primeiros vídeos surgiram nessa altura na Internet, mas o projecto de Gabriel Nderitu só ganhou projecção internacional com uma reportagem recente da BBC que dá conta de uma notícia triste para o nigeriano: as autoridades aeronáuticas ainda não aprovaram o seu avião. E até lhe darem autorização para voar (isto se derem), Nderitu não pode levantar voo.

Deixar Comentário

comentários

Galerias de vídeos





Copyright ©. Todos os direitos reservados. É expressamente proíbida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Edirevistas, S.A. , uma empresa Cofina Media, SGPS. Consulte as condições legais de utilização.