Você está em:Multimédia / Vídeos

Vídeos

Sociedade

O homem que desenhou o SG Ventil

27-07-2014

António Garcia criou os mais célebres maços da Tabaqueira, fez quase 60 capas de livros e trabalhou para 100 empresas. É um dos pioneiros do design nacional. E o único vivo

Por Raquel Lito

A conversa desenrola-se com as embalagens originais de SG Ventil, Gigante e Filtro guardadas num armário metálico de gavetas no ateliê do autor. Uma história de cinco décadas que começa com o mais blasé e antigo da tríade: o Ventil. Era consumido por mulheres de meia idade, urbanas, que acreditavam que este cigarro tinha o tamanho ideal. Pequeno, de sabor suave, destinava-se a quem não queria assumir o vício. Os homens que tentavam passar ao estatuto de não fumadores também aderiam à marca. Sorrateiramente, também se introduzia nos iniciados: adolescentes que roubavam um ou outro cigarro da mala da mãe para treinarem baforadas entre amigos, argolas, de preferência.

O maço cinzento, com logo azul-escuro e branco, queria passar uma imagem de vício socialmente aceite e descomprometido. Massificava-se, de forma discreta. Os consumidores não tinham o menor interesse em saber quem criara a embalagem.

Carregue na foto seguinte para ler mais.

Deixar Comentário

Por favor faça Login/Registo para comentar este artigo.

comentários

Galerias de vídeos





Copyright ©. Todos os direitos reservados. É expressamente proíbida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Edirevistas, S.A. , uma empresa Cofina Media, SGPS. Consulte as condições legais de utilização.