Você está em:Multimédia / Vídeos

Vídeos

Reportagem

Salva pelos melhores

01-11-2014

A SÁBADO fez de vítima num simulacro protagonizado pelos vice-campeões do mundo em desencarceramento de vítimas

Por Susana Lúcio, com imagem de Miguel Graça

Tudo aconteceu em pleno Parque da Belavista. O carro onde seguia embateu com violência contra um sinal de trânsito e eu estava inconsciente, com a cabeça apoiada no tablier. O condutor desapareceu, mas os bombeiros chegaram. “Temos uma vítima, está inconsciente, o carro tem airbag”, diz Miguel Duarte, 27 anos, chefe da equipa de desencarceramento do Regimento de Sapadores Bombeiros de Lisboa.

Verificaram as portas dianteiras, envolveram o volante num saco de pano que suprime a explosão do airbag e dois socorristas entraram na viatura. Há duas semanas, a mesma equipa (com excepção do socorrista e de um bombeiro que no dia do simulacro foi pai), sagrou-se vice-campeã na maior competição internacional entre bombeiros de desencarceramento de vítimas.

A equipa foi seleccionada durante a recruta dos Sapadores Bombeiros de 2011 e treina duas vezes por mês. Na competição, teve dez minutos para retirar uma vítima inconsciente, presa numa viatura que tinha outra empilhada no capô. O júri avalia a estabilização, abordagem, reconhecimento, segurança, criação de espaço e os cuidados com a vítima. Os bombeiros portugueses retiraram a vítima e ainda tiveram tempo para arrumar o material. Para o ano, a competição World Rescue Challenge vai realizar-se em Lisboa.


Deixar Comentário

Por favor faça Login/Registo para comentar este artigo.

comentários

Galerias de vídeos





Copyright ©. Todos os direitos reservados. É expressamente proíbida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Edirevistas, S.A. , uma empresa Cofina Media, SGPS. Consulte as condições legais de utilização.