Você está em:Multimédia / Vídeos

Vídeos

Futebol

Anthony Van Loo, o homem desfibrilhador (vídeo)

22-03-2012

Por Ricardo Dias Felner

Tivesse o futebolista do Bolton Fabrice Muamba um aparelho como o que usa Anthony Van Loo e, hoje, poderia já estar de regresso aos relvados.

Anthony Van Loo, 23 anos, joga actualmente no KV Mechelen, clube do meio da tabela do campeonato belga. Mas tornou-se célebre há três anos, quando ainda representava o SV Roeselare.

Nessa altura, teve uma arritmia cardíaca que o atirou para o chão, a meio de um jogo, mas segundos depois estava de novo de pé, e após uma passagem rápida pelo hospital foi ainda a tempo de comemorar a manutenção do clube na primeira divisão.

As imagens foram captadas e colocadas no Youtube em Junho de 2009. E mostram que, segundos depois de cair, Van Loo sofre um tremor no corpo, provocado por um desfibrilhador implantado no seu corpo.

Considerado um defesa talentoso, o jogador herdou uma cardiomiopatia hipertrófica, considerada a causa mais comum de morte súbita em atletas jovens.

Diagnosticado o problema foi-lhe então colocado o aparelho, única forma de poder continuar a jogar futebol. O seu cardiologista, Pedro Brugada, admitiu na altura em que o vídeo se tornou viral que Van Loo poderia continuar a ser futebolista, desde que usasse o disfibrilador.

De acordo com o especialista, não existe o risco de o atleta sofrer qualquer dano cerebral ou noutros órgãos, devido à rapidez com que o problema é resolvido.


Como funciona o desfibrilhador implantável?
Um cardioversor-desfibrilhador implantável (CDI) é um pequeno dispositivo que trata, automaticamente, os ritmos anormais do coração. O aparelho, que cabe na palma de uma mão, tem dois cabos finos que transportam sinais eléctricos entre o dispositivo e o coração. Estes cabos actuam como sensores, detectando quando o coração bate demasiado rápido. O CDI pode ser implantado debaixo da clavícula, no lado esquerdo do corpo, ou, em alguns casos, no abdómen.

Deixar Comentário

Por favor faça Login/Registo para comentar este artigo.

comentários

Galerias de vídeos





Copyright ©. Todos os direitos reservados. É expressamente proíbida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Edirevistas, S.A. , uma empresa Cofina Media, SGPS. Consulte as condições legais de utilização.