Você está em:Multimédia / Vídeos

Vídeos

Artes

Recriámos o primeiro encontro de José e Pilar (vídeo)

30-12-2011

Por Inês Alves, imagem de Bruno Vaz e fotos de Marisa Cardoso

Eram cerca de 16h00, do dia 14 de Junho de 1986, quando José Saramago e Pilar del Río se encontraram pela primeira vez no Hotel Mundial, na Praça do Martim Moniz, em Lisboa. Pilar queria conhecer Saramago. O escritor aceitara. Ela era jornalista. Ele achou piada à ideia.

Seguiram depois para o Cemitério dos Prazeres, onde estava o túmulo de Fernando Pessoa – Pilar tinha acabado de ler ‘O Ano da Morte de Ricardo Reis’ – e por último passaram pelo Mosteiro dos Jerónimos. Foi um dia pouco romântico, contou Saramago a Miguel Gonçalves Mendes anos mais tarde. Falaram sobretudo da morte e do livro do escritor.

Mas, “à parte da grande ansiedade que Saramago diz ter sentido e que partilhou comigo, sei pouco sobre esse dia. Saramago contou-me que percebeu logo que a vida dele nunca mais seria a mesma a partir dali. A Pilar era especial”, refere Gonçalves Mendes, realizador do documentário ‘José & Pilar’, que agora foi pré-seleccionado para os Óscares na categoria de Melhor Filme Estrangeiro.

O realizador viveu durante quatro anos com o casal, em Lanzarote, sentou-se à mesa com eles – “A Pilar era, e é, uma excelente cozinheira”, conta –, viu Saramago escrever – “Ele não tinha nenhum ritual. Só escrevia duas páginas por dia e se a inspiração lhe faltava saía para beber algo” – e gostava sobretudo de lhes fazer perguntas, para compreender “este mistério que é a vida” e assim poder realizar o filme.

“Saramago não acreditava na alma gémea. Dizia que isso era uma ideia romântica, que amava a Pilar, mas também tinha amado outras mulheres. Acreditava sim que apenas 10% de nós era efectivamente nosso. Os restantes 90% construía-se a partir da relação com os outros”.

A SÁBADO falou com Miguel Gonçalves Mendes sobre o primeiro encontro entre a jornalista e o escritor, a relação deles e o filme que permitiu ao público conhecer a intimidade do casal. A 24 de Janeiro saberemos se a candidatura de ‘José&Pilar’ foi aceite. Até lá, o realizador e o público vivem na expectativa.

Deixar Comentário

comentários

Galerias de vídeos





Copyright ©. Todos os direitos reservados. É expressamente proíbida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Edirevistas, S.A. , uma empresa Cofina Media, SGPS. Consulte as condições legais de utilização.