Você está em:Multimédia / Vídeos

Vídeos

Mundo

Silêncio, que se vai ouvir fado argentino

23-08-2014

Não falam português, mas cantam num português quase perfeito, cresceram a ouvir Amália e enchem casas de fado em Buenos Aires

Por Lucília Galha

Aos primeiros acordes da guitarra, Maria Laura Rojas, 34 anos, põe-se de pé, inspira vagarosamente, fecha a expressão, logo a seguir os olhos, e começa: “Meu amor, porque me prendes?/Meu amor, tu não entendes/Eu nasci para ser gaivota.” Canta num português quase perfeito, acompanhada por duas guitarras clássicas. Se não estivesse no bairro com mais espaços verdes de Buenos Aires, o Villa Devoto, acompanhada por outros três músicos desta nacionalidade, poderia perfeitamente estar numa típica casa de Alfama.

Os Almalusa são um grupo de fado argentino composto por dois vocalistas, Maria Laura Rojas e Dulio Moreno, e os guitarristas Luis Tolosa e Juan Isaia – que só não têm guitarra portuguesa porque as taxas alfandegárias são demasiado caras para importarem uma. Nenhum fala português, apesar de o repertório ser: 'Segredos,' de Paulo Valentim, 'Lisboa Menina e Moça', de Ary dos Santos e Paulo de Carvalho e 'Fadinho Serrano', de Amália Rodrigues.

Leia a reportagem na íntegra, na revista SÁBADO de 21 de Agosto, e oiça aqui os fados.

Deixar Comentário

Por favor faça Login/Registo para comentar este artigo.

comentários

Galerias de vídeos





Copyright ©. Todos os direitos reservados. É expressamente proíbida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Edirevistas, S.A. , uma empresa Cofina Media, SGPS. Consulte as condições legais de utilização.