Você está em:Multimédia / Fotografias

Vídeos

Social

Henar Ortiz com o pai da Princesa Letizia, Jesús Ortiz, e a sua avó, Menchu Álvarez del Valle

11-08-2012

Por Ana Catarina André

Dois anos antes de se ver envolvida num processo judicial por dívidas a uma fabricante de artesanato asturiana, Henar Ortiz já era olhada com desconfiança em Oviedo, cidade industrial do Norte de Espanha, de onde a família é originária. Como sócia da associação Empresa Mujer, de apoio aos mais carenciados, a tia da princesa Letizia propôs aos membros da organização que nesse Natal de 2010 todos os presentes fossem deixados no espaço da sua antiga loja de decoração, no centro da cidade. Ofereceu-se para fazer a divisão e a distribuição das ofertas, mas foi ignorada – a maioria das pessoas entregaram os donativos em mão ou deixaram-nos em centros de apoio social. É que já então a tia da mulher do príncipe Felipe era vista como alguém que não cumpria os compromissos e estava cheia de dívidas.

Sabe-se hoje que essas desconfianças estavam certas. No fim do ano passado, Henar Ortiz foi acusada pela artesã Sandra Ruiz de ter uma alegada dívida de 23 mil euros em artigos de decoração. Na sequência da queixa, uma investigação judicial considerou que não só a tia de Letizia, mas também o pai, Jesús Ortiz Álvarez, e a avó, Menchu Álvarez del Valle, podem ter praticado o crime de ocultação de bens. Para a Casa Real espanhola, o embaraço acentuou-se quando, em meados de Julho, a avó de Letizia, de 84 anos, foi chamada a depor. Nos próximos meses, Henar, de 61 anos, e Jesús, de 62, também deverão ser interrogados pelas autoridades. Se forem acusados, julgados e condenados, incorrem, no limite, numa pena de um a quatro anos de prisão.

Carregue na foto seguinte para continuar a ler.

Deixar Comentário

comentários

Galerias de fotografias





Notícias

Copyright ©. Todos os direitos reservados. É expressamente proíbida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Edirevistas, S.A. , uma empresa Cofina Media, SGPS. Consulte as condições legais de utilização.