Você está em:Multimédia / Fotografias

Vídeos

Planeta prestes a ser vaporizado por uma estrela

25-05-2010

O telescópio espacial Hubble captou imagens de um planeta na nossa galáxia, prestes a ser destruído pela estrela sobre a qual orbita. Chama-se WASP-12b e é o planeta com a temperatura mais alta da Via Láctea, numa média de 1 500º.

Usando um novo instrumento chamado “Cosmic Origins Spectrograph”, os cientistas descobriram agora que o planeta pode estar quase a ser sugado pela estrela. A imagem captada mostra a forma alongada do corpo celeste a ser puxado pela força gravítica do astro.

“Vemos uma nuvem de material que envolve o planeta que está a escapar e vai ser capturada pela estrela”, disse Carole Haswell, líder da equipa responsável pela investigação, na Open University, no Reino Unido.

O WASP-12b, descoberto apenas em 2008, pode vir a ser vaporizado ao longo dos próximos dez milhões de anos. Os cientistas já sabiam que as estrelas podem engolir os planetas, mas esta é a primeira vez que o fenómeno é observado de perto.

Deixar Comentário

comentários

Galerias de fotografias





Copyright ©. Todos os direitos reservados. É expressamente proíbida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Edirevistas, S.A. , uma empresa Cofina Media, SGPS. Consulte as condições legais de utilização.