Você está em:Multimédia / Fotografias

Vídeos

Somália

Fragata portuguesa trava ataque pirata na Somália (com vídeo)

30-11-2009

A Fragata portuguesa "Álvares Cabral" capturou hoje, ao largo da Somália, um grupo de piratas que atacou ontem em Espanha um barco de pesca chamado "Ortube Berria". Para além de um barco grande, os piratas tinham ainda dois barcos mais pequenos. A operação contou com o apoio das autoridades das Seychelles, da NATO e da União Europeia.

O primeiro alarme foi dado pelo barco espanhol que enviou várias mensagens para a torre de controlo, tentando depois escapar pelos seus próprios meios. Assim que a fragata portuguesa se aproximou do barco dos piratas estes tentaram fugir em dois barcos mais pequenos, mas sem sucesso. Os piratas aproveitaram o momento para atirar ao mar armas e outros objectos utilizados para atacar as embarcações.

Enquanto isso, as autoridades das Seychelles entraram no barco e capturaram três piratas suspeitos. A equipa portuguesa conseguiu deter seis piratas e capturar informações importantes. Depois de os piratas terem sido interrogados e identificados e de os materiais terem sido avaliados, os Marines portugueses entregaram os piratas às autoridades das Seychelles.

Esta operação foi classificada com suceso graças à cooperação e coordenação das forças marítimas. E para além disso, foi desmantelado um outro ataque pirata.

Veja a fotogaleria.

Deixar Comentário

Por favor faça Login/Registo para comentar este artigo.

comentários

Galerias de fotografias





Copyright ©. Todos os direitos reservados. É expressamente proíbida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Edirevistas, S.A. , uma empresa Cofina Media, SGPS. Consulte as condições legais de utilização.