Você está em:Multimédia / Fotografias

Vídeos

Fotogaleria

Como Hollywood camuflou a Califórnia

03-08-2012

Durante a Segunda Guerra Mundial, quando, em 1942, alguns submarinos japoneses foram detectados próximos das águas da Califórnia e um ataque parecia iminente, os americanos organizaram uma operação de camuflagem. O objectivo era proteger as estruturas vitais da costa do Pacífico dos Estados Unidos da América. O responsável foi o Coronel John F. Ohmer – que geria o centro de treino em camuflagem de March Field, que ficava a 96 quilómetros de Los Angeles.

Este centro, que incluía uma quinta com celeiro e tudo, parecia tão real que uma vez, um agricultor vizinho levou as suas vacas para por ali pastarem. Ohmer era um pioneiro desta arte, que havia observado na Grã-Bretanha no final de 1940. Nessa época, para evitar mais ataques alemães, os ingleses camuflavam campos. O objectivo era que a Força Aérea alemã lançasse bombas sobre campos vazios e não sobre as populações.

O princípio na Califórnia foi o contrário: Ohmer projectou grandes campos de colheitas para locais disfarçar 34 bases aéreas e fábricas estratégicas para o esforço de guerra norte-americano. O coronel recebeu também a ajuda de Hollywood: todos os principais estúdios, da MGM, à Disney responderam enviaram os seus cenógrafos, pintores e carpinteiros para ajudar nesta verdadeira operação de disfarce. Juntos e em poucos dias, colocaram folhagens secas, árvores falsas.

Para disfarçar uma fábrica, que Ohmer tinha a certeza seria um dos locais de ataque dos japoneses, colocaram automóveis de borracha e cenários de bairros rurais pacíficos. Como era necessário que aquela cidade falsa parecesse real, de vez em quando, mudavam os falsos automóveis de sítio, fingiam que davam passeios ou que faziam obras.

O sucesso do projecto chegou a outras cidades. A Boieng pediu para que camuflassem mais de 105 mil metros quadrados de área. E assim foi: aquele espaço foi transformado numa cidade, com escola, um parque e habitações.

Deixar Comentário

comentários

Galerias de fotografias





Notícias

Copyright ©. Todos os direitos reservados. É expressamente proíbida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Edirevistas, S.A. , uma empresa Cofina Media, SGPS. Consulte as condições legais de utilização.