Você está em:Multimédia / Fotografias

Vídeos

Mundo

Retratos dos campos de concentração

16-08-2012

As fotografias foram capturadas por Bill Manbo, norte-americano de ascendência japonesa que, juntamente com a sua família, foi deslocado para um dos dez campos de internamento organizados pelo governo norte-americano, em 1942 – o campo Heart Mountain, no Wyoming.

Quando o Império do Japão bombardeou Pearl Harbor, a 7 de Dezembro de 1941, os Estados Unidos da América entraram aí um dos motivos para a sua entrada na Segunda Guerra Mundial.

Contudo, o sentimento pró-guerra não foi a única consequência do ataque a Pearl Harbor na sociedade norte-americana. A par do apoio à intervenção armada na Europa e Ásia surgiu também um sentimento vingativo face às mortes resultantes do ataque japonês.

Por essa razão, em 1942, cerca de 120 mil japoneses residentes nos Estados Unidos foram reunidos e colocados em campos de internamento, de forma a impedir que estes fossem alvo de represálias. Para além dos receios pela segurança dos cidadãos de ascendência japonesa e imigrantes, existia também uma forte preocupação de seguança, impedindo com a concentração nestes campos eventuais iniciativas de espionagem em território norte-americano.

As fotografias tiradas por Manbo formam um retrato próximo da vida nestes campos. Bill Manbo fotografou iniciativas culturais, figuras do quotidiano japonês, concentrações à entrada da área de internamento e também a sua família, tanto os seus pais como o seu pequeno filho. A colecção de fotografias pode ser encontrada na publicação 'Colors of Confinement: Rare Kodachrome Photographs of Japanese American Incarceration in World War II’, editado por Eric L. Muller.

O preconceito anti-nipónico era mais acentuado na costa este norte-americana, principalmente na Califórnia, onde se concentrava a maior parte dos novos imigrantes japoneses.

Mais de 65 por cento dos instalados nos campos de internamento estavam já naturalizados cidadãos norte-americanos.

Deixar Comentário

Por favor faça Login/Registo para comentar este artigo.

comentários

Galerias de fotografias





Notícias

Copyright ©. Todos os direitos reservados. É expressamente proíbida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Edirevistas, S.A. , uma empresa Cofina Media, SGPS. Consulte as condições legais de utilização.