Você está em:Multimédia / Fotografias

Vídeos

Fotografia retirada do jornal Der Spiegel

Soldados americanos tiram fotos com cadáveres afegãos

21-03-2011

Foram divulgadas várias fotografias de soldados norte-americanos a posarem com cadáveres de civis afegãos. A polémica estalou com a revelação destas imagens pelo ‘Der Spiegel’, que dão conta de vários membros do exército da segunda divisão de infantaria junto de corpos de civis desarmados, na sequência de um ataque perpetrado a 15 de Janeiro.

Na sequência das fotografias, o Exército norte-americano, que tentou manter o caso em segredo, já reagiu dizendo que o acto captado pelas objectivas “é repugnante” e “contrário aos valores” defendidos no seio militar.

"Pedimos desculpas pela angústia que estas fotos causaram", indica o comunicado do exército.

O ‘Der Spiegel’ fez saber, entretanto, que tem na sua posse 400 imagens protagonizadas pelos soldados que já foram apelidados de ‘kill team’ (traduzível por ‘equipa da morte’).

Numa das imagens, um soldado aparece com um cigarro na mão, levantando a cabeça de um homem ensanguentado. Numa outra, um militar é visto a sorrir junto a um corpo.

Cinco soldados são suspeitos de homicídio, ao passo que outros sete estão acusados de bloquearem a investigação, consumir haxixe e de agredirem um colega com violência por este passar informações a superiores.

Deixar Comentário

comentários

Galerias de fotografias





Notícias

Copyright ©. Todos os direitos reservados. É expressamente proíbida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Edirevistas, S.A. , uma empresa Cofina Media, SGPS. Consulte as condições legais de utilização.