Você está em:Multimédia / Fotografias

Vídeos

Fotogaleria

Actriz pode ser primeira deputada transexual espanhola

07-02-2011

 A actriz espanhola e activista transexual Carla Antonelli vai integrar as listas do Partido Socialista de Madrid (PSM) nas próximas eleições autónomas e municipais, agendadas para 22 de Maio, confirmaram esta segunda-feira fontes da força política.

A activista aceitou o convite do secretário-geral do PSM (o organismo do PSOE na região da capital) e candidato para a Comunidade de Madrid, Tomáz Gómez, e poderá tornar-se na primeira deputada transexual espanhola eleita.

Carla Antonelli nasceu em Guimar, em Tenerife, e chegou a Madrid em 1979, tendo assumido desde então o papel de activista política e defensora dos direitos dos transexuais. Na qualidade de actriz participou em vários filmes e séries de televisão.

Antonelli foi porta-voz da Federação Estatal de Gays, Lésbicas e Transexuais (FELGT) e coordenadora da área transexual do Grupo de Gays e Lésbicas do Partido Socialista Espanhol (PSOE), partido no qual ingressou em 1997.

Em declarações à agência noticiosa espanhola EFE, Carla Antonelli afirmou que irá trabalhar no PSM "para algo mais do que a T [transexualidade]", já que vai assumir um compromisso "com todos os cidadãos".

"Vou trabalhar muito para estar a altura de tão importante compromisso com todos os madrilenos", referiu a actriz, reconhecendo, no entanto, que o facto de ser a primeira deputada transexual de Espanha irá dar visibilidade a esta comunidade.

Carla Antonelli foi uma das impulsionadoras da promulgação da Lei de Identidade de Género, aprovada pelo Governo espanhol em Junho de 2006.

A actriz, que foi a primeira cidadã espanhola a solicitar a mudança de nome e de género nos respectivos documentos de identificação, esteve em Portugal, na Assembleia da República, em Dezembro de 2009 para falar sobre esta lei.

De acordo com as últimas sondagens, o Partido Popular (PP), o principal partido de oposição espanhol, será o grande vencedor das municipais de 22 de Maio.

Deixar Comentário

comentários

Galerias de fotografias





Copyright ©. Todos os direitos reservados. É expressamente proíbida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Edirevistas, S.A. , uma empresa Cofina Media, SGPS. Consulte as condições legais de utilização.