Você está em:Multimédia / Fotografias

Vídeos

Dinheiro

Filho de Durão Barroso no BES

21-08-2014

Está há dois anos a apoiar a internacionalização de empresas portuguesas, ao lado do filho de Ricardo Salgado. Não é o único ligado à banca: o irmão, Luís, entrou no Banco de Portugal há um mês

Por Ana Taborda

Onde há poucos dias se lia BES está, agora, Novo Banco. O LinkedIn de Guilherme Durão Barroso já foi actualizado – o filho do meio de Durão Barroso, ex-primeiro-ministro e presidente da Comissão Europeia, trabalha no BES desde Setembro de 2012. É especialista em financiamento da International Premium Unit, a área que apoia a internacionalização de empresas portuguesas. Chefes? Ricardo Bastos Salgado, filho de Ricardo Salgado (o próprio, até há pouco tempo presidente do BES) que lidera o departamento e reporta a Bernardo Espírito Santo, director-geral para a área de empresas.

Guilherme estudou Gestão na Católica. Aos 21 anos, muito antes de entrar no BES, já pensava em empresas e em empresários. Entre Setembro de 2007 e Julho de 2008 estagiou na Fundação Aga Khan – de-senvolveu programas de empreendedorismo no Norte de Moçambique. Na prática, viveu sete meses em África – adiou, por um ano, a licenciatura em Gestão na Universidade Católica. Foi em Moçambique e para este país que decidiu, ainda em 2007, criar a WAY – We And You (com quatro amigos). A organização não governamental tinha um objectivo: melhorar as infra-estruturas, saúde e educação na Ilha de Moçambique.

Nem sempre foi fácil conseguir apoios. Por isso, em Abril de 2010, os mentores organizaram uma exposição de fotografia no El Corte Inglés. Durão Barroso chegou 20 minutos atrasado à inauguração, mas não poupou elogios ao filho: “(...) É óbvio que me sinto muito orgulhoso. Ele já perdeu um ano na universidade por causa disto, porque pediu para ir para Moçambique esse tempo, mas é bom, também faz parte da formação da pessoa”, disse à revista Caras. “Estive sete meses no Norte de Moçambique, em Pemba, a trabalhar na Fundação Aga Khan, e depois estive com o nosso projecto. Parei de estudar um ano, pois quis fazer algo útil, aliás, acho que os meus pais nem aceitariam que deixasse os estudos se fosse para outra coisa [risos]”, disse Guilherme.

Detido na posse de haxixe
Em Moçambique, coordenou mais de 40 voluntários. A então namorada – desde 2013 mulher (na foto) – fazia parte da We And You. O jovem, de 28 anos, e Luísa Salazar de Sousa casaram numa cerimónia religiosa na Ermida de Nossa Senhora do Castelo, em Aljustrel, depois de quatro anos de namoro e com um filho de 2 anos e meio. Cavaco Silva e a mulher foram dois dos quase 200 convidados no copo-d’água.

Carregue na foto seguinte para continuar a ler o artigo publicado na revista de 21 de Agosto.

Deixar Comentário

Por favor faça Login/Registo para comentar este artigo.

comentários

quinta-feira, 21 de Agosto de 2014 - 14:48

os filhos da nação

com um pai destes, realmente. arranjam trabalho! è que os favores, pagam-se!

Galerias de fotografias





Copyright ©. Todos os direitos reservados. É expressamente proíbida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Edirevistas, S.A. , uma empresa Cofina Media, SGPS. Consulte as condições legais de utilização.