Você está em:Multimédia / Fotografias

Vídeos

Dinheiro

Eike Batista, o milionário que tem um Mercedes na sala

14-02-2011

Por Patrícia Silva Alves

Há os ricos que nascem milionários, os que começam a fazer pequenos trabalhos e depois enriquecem e os que adoram ter dinheiro. Depois há Eike Batista, que é tudo isto. O empresário brasileiro de 55 anos nasceu rico, mas vendeu apólices de seguros porque o pai não lhe dava dinheiro suficiente para pagar as suas despesas de faculdade. Aos 22 anos fez o primeiro negócio de vários milhões de euros (4 milhões, em concreto), mas continua a ambicionar ter cada vez mais dinheiro e fazer milionários os empresários com quem negoceia. “Quero tornar você rico e ficar mais rico ainda”, disse à revista Época Negócios em 2010.

Até agora tem conseguido. Em quatro anos multiplicou a sua fortuna por cinco. Em 2008, Eike, que tem origem alemã, era a 142.ª pessoa mais rica do mundo, segundo a revista Forbes. Entretanto, subiu para o sétimo lugar. É dono de uma fortuna avaliada em 23 mil milhões de euros – daria para comprar quatro vezes a casa mais cara do mundo, que custa 5,8 mil milhões (e está num local desconhecido da Suíça). “O senhor Slim terá de inventar um novo carro de corrida para me alcançar”, costuma dizer, quando se refere ao homem mais rico do mundo. E apesar de os analistas estimarem que só conseguirá atingi-lo em 2024, continua firme. “Mantenho essa meta. Não me arrependo”, disse já este ano.

A receita para ganhar dinheiro talvez resida na sorte. E mesmo que não seja assim, Eike não quer arriscar. Todos os seus negócios têm o mesmo símbolo. “O X representa a multiplicação e acelera a criação da riqueza”, justifica o gestor. Todas as empresas que compõem a holding EBX têm a letra “X” no nome: OGX (a companhia mais importante, que se dedica à exploração de petróleo), MMX (extracção de minérios), LLX (logística), MPX (energia) e OSX (construção naval). As consequências do crescimento da sua fortuna sentem-se na economia brasileira – Eike dá emprego directo a 20 mil pessoas.

Carregue na foto seguinte para continuar a ler.

Deixar Comentário

comentários

Galerias de fotografias





Copyright ©. Todos os direitos reservados. É expressamente proíbida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Edirevistas, S.A. , uma empresa Cofina Media, SGPS. Consulte as condições legais de utilização.