Você está em:Multimédia / Fotografias

Vídeos

Sociedade

De que cor é que é o Palácio de Queluz?

22-08-2014

Há muitos anos que é amarelo, mas vai passar a ser azul porque…

Esta foto é enganadora. Na realidade, trata-se de uma tela de protecção de um andaime, com a impressão do que poderá ser o resultado final das obras de restauro do palácio de Queluz: uma fachada azul.

Por detrás desta tela decorre o estudo mais aprofundado das cantarias, esculturas, gradeamentos de varandas, caixilhos, portadas e rebocos do exterior do monumento, que ao longo dos tempos foram sendo pintados com cores e tons diferentes.

Porquê agora o azul? A decisão sobre a cor resulta de um estudo e discussão entre todos os que ao longo de mais de 20 anos se debruçaram sobre esta questão. Análises laboratoriais de amostras de rebocos, investigação documental e desenhos e fotografias antigas, não deixam dúvidas: o Palácio de Queluz, pelo menos nas suas fachadas viradas aos Jardins, era dessa cor.

Carregue na foto seguinte para saber como é que chegaram a essa conclusão.

Deixar Comentário

Por favor faça Login/Registo para comentar este artigo.

comentários

Galerias de fotografias





Copyright ©. Todos os direitos reservados. É expressamente proíbida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Edirevistas, S.A. , uma empresa Cofina Media, SGPS. Consulte as condições legais de utilização.