Você está em:Multimédia / Fotografias

Vídeos

Animais

Qual é o cão perfeito para si?

24-04-2014

Depende. Se for um desportista, escolha um weimaraner. E se tiver filhos pequenos, um labrador. A SÁBADO preparou um manual para tornar a sua vida muito mais fácil

Por Susana Lúcio

A lei portuguesa afirma que os animais de estimação são uma propriedade. Mas muitos donos consideram os cães amigos e até membros da família. Por isso, além da criminalização dos maus-tratos, vigente em Portugal e noutros países, há quem defenda a criação de mais direitos para os animais, como acontece com as crianças.

É esta a proposta do livro 'Citizen Canine' (cidadão canino), lançado no dia 8 de Abril nos Estados Unidos. Nele, o autor David Grimm, editor da revista 'Science', refere estudos recentes que provam que os cães têm sentido de justiça e que, por isso, deviam ter mais direitos do que outros mamíferos. “Os donos teriam a responsabilidade de prestar cuidados médicos básicos e de não os maltratar, mas os animais não teriam direitos constitucionais”, afirma Grimm.

Ao contrário do que acontece com as crianças, os cães são escolhidos pelas famílias, que devem seguir alguns critérios. “Mais do que a raça, é importante pensar no tamanho, no porte e na predisposição do cão”, explica à SÁBADO o treinador de cães Celso Alves. Mesmo em raças tranquilas, como o labrador, pode haver agressividade. A imposição de regras, a partir dos 2 meses, é essencial. “O cão não pode tomar posse de nada em casa. Quem manda é o dono”, diz. Mas nada tema, basta seguir o manual da SÁBADO para encontrar o seu cão ideal.
 
Vive no campo? Então um destes cães pode ser óptimo para si.

Carregue na foto seguinte para ler mais.

Deixar Comentário

comentários

Galerias de fotografias





Notícias

Copyright ©. Todos os direitos reservados. É expressamente proíbida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Edirevistas, S.A. , uma empresa Cofina Media, SGPS. Consulte as condições legais de utilização.