Você está em:  Guia de Lazer / Viagens / No bairro de Frank Lloyd Wright

No bairro de Frank Lloyd Wright

À chegada não parece mais do que um pacato bairro americano, igual a tantos outros. A 11 quilómetros de Chicago, no estado do Illinois, tem ruas amplas, pequenas casas alinhadas com jardins à frente e atrás, alpendres, espaço para churrascos e baloiços. Exactamente como muitos outros subúrbios americanos. E assim seria, se este bairro, o Oak Park, não tivesse desde os anos 20 a maior concentração do mundo de casas desenhadas por aquele que é um dos arquitectos mais conceituados de sempre, Frank Lloyd Wright.
 
Depois do incêndio que devastou Chicago em 1871, muitas das famílias mais ricas da cidade fugiram do centro e foram viver para bairros limítrofes, onde se sentiam mais seguras. Lloyd Wright, então com pouco mais de 20 anos, também escolheu o subúrbio de Oak Park para viver. A trabalhar na altura para Ed Sullivan, considerado o pai dos arranha-céus norte-americanos, o arquitecto começou desde cedo a dedicar os tempos livres a projectar as casas dos vizinhos. Cansado do estilo georgiano, resolveu começar a criar novas tendências. E assim nasceu o estilo prairie.
 
As residências de Oak Park são, na sua maioria, exemplo dessa linha, marcada principalmente pelo traçado horizontal, telhados inclinados, silhueta simples, janelas agrupadas, muitas delas com vitrais, paredes com texturas ou relevos e poucos ornamentos. A ideia era criar construções sólidas e integradas na paisagem.
 
As casas foram desenhadas entre 1900 e 1917 e foram as primeiras a ser construídas em planta aberta: a estrutura não tinha paredes interiores, permitindo várias opções nas divisões.
 
Um passeio por Oak Park deverá começar sempre pela própria casa do antigo arquitecto, no número 951 da Chicago Avenue. Há visitas guiadas de 30 em 30 minutos, que incluem o seu ateliê. Na Lake Street fica o centro de informações a visitantes, onde pode recolher um mapa que assinala as principais obras arquitectónicas do bairro, bem como outras sugestões de roteiro.

 
 
Como ir
A Continental Airlines voa de Lisboa para Chicago com tarifas a partir dos 560 euros.
 
Onde ficar
No The Drake. Inaugurado em 1920, é um dos hotéis históricos da cidade. Reserve um dos quartos com _vista para o lago Michigan. Duplo a partir de 110 euros.
Onde comer
No Hot Doug’s. Se Chicago é considerada a cidade do cachorro-quente, este é o sítio ideal para comer um. www.hotdougs.com
 
Onde fazer compras
Na Magnificent Mile – a milha magnífica. É a principal avenida de lojas da cidade. A zona norte tem a alta-costura, a zona sul as grandes cadeias mundiais.

A não perder
Uma subida à Willis Tower, o maior arranha-céus dos EUA e o terceiro maior do mundo. Tem 442 metros de altura e 110 andares. O Sky Deck, de onde pode apreciar a vista sobre a cidade, está aberto todos os dias entre as 9h e as 20h.

Pesquisa Viagens





Copyright ©. Todos os direitos reservados. É expressamente proíbida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Edirevistas, S.A. , uma empresa Cofina Media, SGPS. Consulte as condições legais de utilização.